Vilmar participa de lançamento do Mãos à Obra e anúncio de reajuste na merenda escolar

Por Rodrigo Augusto

10 de março de 2023

Por Rodrigo Augusto

10 de março de 2023

Vilmar Mariano participa de evento com Lula

“Vamos manter esse diálogo permanente com o governo brasileiro e, sem dúvida, quem ganha é a população que é quem mais precisa das obras”, aponta prefeito

Na tarde desta sexta-feira,10, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, participou da reunião de lançamento da plataforma Mãos à Obra, que vai auxiliar o Governo Federal na identificação e mapeamento de obras paralisadas, e também do anúncio de aumento no repasse do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em Brasília. O encontro foi liderado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O evento, no Palácio do Planalto, foi realizado de forma híbrida. Prefeitos de centenas de municípios participaram remotamente. Presencialmente apenas dois prefeitos convidados pela Presidência da República de cada estado. Os goianos presentes foram Vilmar Mariano e Paulinho Imila, de Itapuranga.

Leia também:

“Não é possível governar este País sem levar em conta os estados e municípios. Isso aqui [encontro] será uma rotina entre nós. Queremos que as prefeitas e os prefeitos desse País possam participar junto conosco da execução das políticas que precisamos fazer neste País”, destacou Lula durante o encontro.

Aparecida de Goiânia prefeito Vilmar e Lula
Presidência da República convidou dois prefeitos de cada estado brasileiro; Vilmar Mariano e Paulinho Imila, de Itapuranga, representaram Goiás (Foto: Divulgação)

Ainda segundo Lula, o governo vai estreitar o relacionamento administrativo com os estados e prefeituras. A intenção do Planalto e acelerar procedimentos para destravar a realização de obras públicas. Vilmar Mariano classificou o encontro como importante para as cidades brasileiras. “Convidar os prefeitos para o lançamento de programas dessa grandeza representa um gesto de atenção do governo. Estaremos, em Brasília, sempre que necessário em busca de apoio para nossas demandas”, pontuou.

Mãos à Obra

Na ferramenta lançada, as prefeituras deverão atualizar o banco de dados, destacando prioritariamente equipamentos públicos destinados à Saúde, Educação, Esporte e Cultura e ainda unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida.

Diante das informações, a Casa Civil e demais ministérios irão analisar e definir, conforme orientação da Presidência da República, quais obras serão retomadas de imediato.  A retomada das obras levará em conta a ordem de envio. Com isso, o município ou estado que alimentar as informações primeiro terá a solicitação colocada em lugar equivalente na fila.

Gestão: Vilmar Mariano e Daniel Vilela encaminham tratativas para transferência do Semiaberto

“Acredito que essa iniciativa vai contribuir muito para que, em parceria com o Governo Federal, possamos retomar ou iniciar obras importantes em nossa cidade. O presidente se colocou à disposição para ajudar as prefeituras e estados brasileiros. Vamos manter esse diálogo permanente com o governo brasileiro e, sem dúvida, quem ganha é a população que é quem mais precisa das obras”, apontou o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, após a reunião com Lula e outros gestores municipais.

Merenda escolar

Foi anunciado ainda nesta sexta-feira reajuste no repasse de recursos do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em até 39%. Segundo o Governo Federal, o Ministério da Educação vai investir R$ 5,5 bilhões na merenda escolar neste ano.

O reajuste no PNAE vai beneficiar cerca de 40 milhões de estudantes matriculados na educação básica em escolas públicas, filantrópicas e entidades comunitárias.

“Esse reajuste na merenda escolar é muito importante para os municípios brasileiros. A criança bem alimentada tem mais disposição para estudar, mais disposição para brincar

A Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia, que corresponde a Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, tem 52 mil alunos matriculados.