Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
E-mail: prefeitura@aparecida.go.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 – 13h as 17h30
Concretizada pela gestão Vilela, plataforma com mais de 200 serviços prestados on-line pelo município agiliza a regularização de imóveis comerciais e residenciais; no ano passado, foram emitidos quase 3,5 mil alvarás de construção no município
Foto: Jhonney Macena - Secom AparecidaCom mais de 100 mil empresas ativas em Aparecida, sendo que quase 9 mil delas foram criadas em 2025, segundo a Junta Comercial do Estado de Goiás, a Secretaria Municipal de Planejamento e Regulação Urbana registrou forte alta na demanda, no ano passado, nos serviços pertinentes à regularização de imóveis comerciais.
É o que fica evidente, por exemplo, nas 23,6 mil consultas feitas à Regulação Urbana em 2025 para verificar se o imóvel já construído e o local onde ele se encontra pode receber o empreendimento e a atividade que a empresa pretende exercer. O serviço é chamado oficialmente de Uso do Solo – Funcionamento.
No balanço deste 1º ano sob a gestão do prefeito Leandro Vilela, a Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana avalia como significativa também a procura pelas consultas para uso do solo visando a construção. Foram mais de 7,8 mil processos em que, na prática, empresas e pessoas físicas se certificaram de que poderiam construir na área desejada em Aparecida de Goiânia.
“Foi um trabalho duríssimo para reorganizar a cidade. Em 2025, nós recuperamos o asfalto em parceria com o Governo de Goiás, modernizamos 100% da iluminação pública e deixamos Aparecida novamente limpa e bem cuidada; e o resultado está aí, olha só: uma cidade que voltou a conquistar a confiança de quem pretende construir e empreender”, analisa o prefeito Vilela.
Ele contextualiza o cenário no qual encontrou a cidade quando assumiu a Prefeitura. A situação era de lixo, mato, ruas esburacadas, iluminação precária, unidades de saúde sem insumos, coleta de lixo suspensa, servidores com salários atrasados e R$ 500 milhões em dívidas deixadas pelo prefeito anterior, lembra Vilela.
Em consonância com a afirmação do prefeito, o secretário Andrey Azeredo, de Planejamento e Regulação Urbana, cita que o número de construções iniciadas na cidade em 2025 foi 15% maior em relação ao ano anterior. Foram 3.409 alvarás de construção concedidos no ano passado ante 2.971 em 2024. “Com a retomada do desenvolvimento econômico, da boa qualidade de vida e da melhoria da infraestrutura, o investidor voltou a confiar em Aparecida para fazer negócios.”
Andrey também argumenta que, considerando os 3.603 Habites-se (certificados de conformidade da conclusão da obra) homologados pela Prefeitura de Aparecida no ano passado, milhares de novos lares e empresas foram ocupados de fato em 2025.

Processos mais rápidos no Aparecida Digital
A maioria esmagadora das solicitações de licenças e alvarás foi protocolizada, tramitada e entregue on-line, em curto prazo, principalmente de abril de 2025 em diante, após o lançamento do Programa Aparecida Digital. Idealizada e concretizada pela gestão Vilela, a iniciativa buscou agilizar os processos, universalizar o acesso aos serviços públicos e desonerar os cofres da Prefeitura de Aparecida.
Com o Aparecida Digital, o número de projetos de construção protocolados, tramitados e analisados virtualmente saltou de 337 em 2024 para 3.931 no ano passado. Antes tímida, sem o devido impulso, a digitalização na Prefeitura de Aparecida passou a ser uma realidade para mais de 200 serviços prestados pelo município às pessoas físicas e às empresas.
“Quem está investindo, querendo crescer, prosperar e gerar oportunidades, não pode esperar, não pode ficar refém do poder público. Por isso, a minha determinação para todas as secretarias foi de facilitar os protocolos e entregar rapidamente os serviços que estão sendo solicitados pelo contribuinte”, encerra o prefeito Vilela.