Aparecida é a 5ª melhor cidade em desenvolvimento econômico do país

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 07 de dezembro de 2015 – Aparecida de Goiânia é a 5ª melhor cidade em Desenvolvimento Econômico do país, de acordo com pesquisa realizada pela Urban Sistem, publicada na revista Exame, na edição de outubro de 2015. Em 2014, Aparecida apareceu em sétimo lugar na mesma pesquisa. O município goiano é o unico do centro-oeste a estar entre as 10 melhores em desenvolvimento econômico.

O estudo analisou cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Aparecida ficou atrás apenas de Rio das Ostras (RJ), Altamira (PA), Parauapebas (PA) e Barueri (SP). Rio das Ostras tem destaque devido a cultura petrolífera da cidade. Altamira e Parauapebas se desenvolveram por conta da extração de minérios e Barueri abriga empresas responsáveis pelo mercado financeiro. Já Aparecida ganha reconhecimento nacional porque consegue reunir uma diversidade industrial.

Para elaborar o ranking das melhores cidades do Brasil para fazer negócios, foram analisados 28 indicadores. Cada indicador tem um peso conforme sua importância, totalizando 30 pontos. Além do ranking das cidades mais promissoras para os negócios, foram feitos quatro recortes da lista principal: as melhores em desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, infraestrutura e capital humano.

Na avaliação do prefeito Maguito Vilela os investimentos públicos realizados nos últimos sete anos têm como objetivo melhorar a qualidade de vida da população e atrair novos empreendimentos que geram emprego e renda. “Aparecida há muito tempo, deixou de ser cidade dormitório para se transformar em uma cidade universitária e industrial. O município abriga hoje várias empresas nos distritos industriais, que geram milhares de empregos diretos e indiretos”, destaca Maguito.

Aparecida sedia o maior parque industrial da Região Metropolitana de Goiânia. Atualmente, o município abriga cinco polos industriais – Dimag, Daiag, Polo Empresarial Goiás, Parque Industrial vice-presidente José Alencar e Polo de Reciclagem – e um condomínio horizontal de empresas chamado Cidade Empresarial, que fica na Avenida Rio Verde, na divisa com a capital de Goiás.

Em relação a quantidade de empresas, os números são significativos. Em 2008, Aparecida contava apenas com 5.870 empresas ativas. Atualmente, são cerca de 29 mil empresas que movimentam a economia local, incluindo micro e pequenos empresários e indústrias. “A cidade está se estruturando cada dia mais e agora tem condições próprias de alavancar sua economia. De modo que em sete anos foram quase 700 milhões de investimentos, e deste montante, 62% com recursos próprios”, comemora o secretário de Fazenda, Carlos Eduardo de Paula.

Aparecida vem sendo dotada de infraestrutura necessária para a atração de investimentos. São obras nas áreas de infraestrutura, saúde e educação. Já foram 110 bairros asfaltados, isso significa que quase a metade da população de Aparecida recebeu o benefício durante a gestão do prefeito Maguito Vilela, levando em conta que o município possui 243 bairros. Na educação, 10 Cmeis entregues e 26 em construção.

Na área da saúde, são 15 UBS’s em funcionamento atualmente e outras 14 em construção. Essas devem ser entregues até o final de 2016. Para complementar o atendimento à população, duas Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPA 24h) de alta complexidade foram entregues, no setor Brasicon e Buriti Sereno. Outra UPA 24h será inaugurada em breve no Parque Flamboyant.

Aparecida é a 2° cidade que mais possui empresas geradoras de emprego

A revista época publicou um estudo, no dia 16 de novembro, coordenado pela investidora e consultora Sherry Coutu sobre empresas conhecidas como scale-ups. O nome vem do inglêsscale, no sentido de ganhar nova escala, nova dimensão. Essas empresas também são chamadas de gazelas, pela velocidade com que crescem. Nos estudos em diversos países, convencionou-se enquadrar nesse grupo negócios com pelo menos dez funcionários, que cresçam pelo menos 20% ao ano.

No Brasil, Aparecida é a segunda cidade brasileira que mais abriga empresas tipo scale-upsatrás somente de Manaus (AM). Segundo dados do estudo, 3,1% dessas empresas estão em Aparecida. A maior parte desses negócios estão atuando na área de construção civil, serviços de educação, serviços digitais e indústria de bens de consumo. Ainda de acordo com a pesquisa, as scale-ups possuem em média de 10 a 49 funcionários, venceram os primeiros anos de mercado (6 a 15 anos) e encontraram um modelo ideal para se destacar.