9 de maio de 2017

O prefeito Gustavo Mendanha, o Secretário de Saúde Edgar Tolini e o Secretário Estadual de Saúde Leonardo Vilela participam manhã desta quinta-feira (30), da ação integrada de combate ao Aedes aegypti no Jardim Tiradentes. A solenidade oficial será às 8 horas, na Escola Municipal Valdir Gonçalves, no Tiradentes. A ação integrada teve início na segunda-feira (27), no Buriti Sereno e contemplará no total sete bairros de Aparecida de Goiânia.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental. Serão ao todo 31.357 mil imóveis vistoriados nos bairros Buriti Sereno I, II, III, IV, Jardim Tropical, Jardim Tiradentes, Colina Azul, Cidade Livre, Alto Paraíso I, Aeroporto Sul II. Ainda no primeiro dia de ação, 20 focos foram identificados e combatidos.

Além das visitas domiciliares, as equipes envolvidas estão realizando manejo ambiental, coleta de pneus, serviço de bloqueio, visitas em pontos estratégicos, trabalho educativo e de conscientização junto à comunidade. A SMS conta ainda com a parceria do 7° Batalhão do Corpo de Bombeiros, Regional Centro Sul de Saúde, Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Administração.

“São 350 pessoas envolvidas nesta operação. Desde o início do período chuvoso intensificamos as atividades de combate em todos os bairros da cidade. Também realizamos diversas ações de coletas de pneus. O mais importante é que as ações da Secretaria de Saúde são contínuas, ou seja, ininterruptas e durante todo o ano”, destaca o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira.

A iniciativa conta ainda com o apoio da empresa de reciclagem Abençoada Transportes e Reverso pneus. A população também pode participar vistoriando seus quintais e lotes baldios, evitando que focos do mosquito se formem. Os telefones 0800 646 2500 e 3545-4819 também estão disponíveis para que os moradores denunciem possíveis focos do mosquito e ajudem a Secretaria de Saúde no controle do vetor Aedes aegypti.

Casos de dengue

De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira, até agora foram notificados 2.748 casos de dengue. No mesmo período de 2016, foram notificados 7.098 casos. “Os números representam uma redução significativa de casos de dengue no município. Em Aparecida, as ações são contínuas e durante o período chuvoso nossa equipe intensifica os trabalhos, além disso, a população também está mais consciente e participativa. Tudo isso tem contribuído de forma positiva para redução dos casos”, avalia Iron Pereira.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: Aparecida e governo estadual se unem em ação de combate ao Aedes nesta quinta, 30

Data: 30 de março de 2017 (quinta-feira)

Local: Escola Municipal Valdir Gonçalves, que fica na Rua 6 esquina com a Rua 21 de Abril, Qd. APM-8, no Jardim Tiradentes