Aparecida é tema da série de Monografias Municipais do IBGE

Por Sílvio Junior

12 de setembro de 2017

Foto: Valdir Antunes - arquivo

191 cidades brasileiras participam da publicação que mostra o panorama geral das cidade com aspectos econômicos, sociais, físicos, ambientais, demográficos, administrativos e culturais

Um resumo geral sobre Aparecida de Goiânia, em diversos aspectos, está disponível no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A publicação, em formato de livreto, faz parte da série Monografias Municipais – Centro-Oeste. Aparecida foi escolhida entre 121 municípios de todo o Brasil, de um universo de 5.570. Outras 15 cidades de Goiás também foram contempladas com a publicação do Instituto como, Abadia de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Campos Verdes, Cavalcante, Cidade Ocidental, Jataí, Porangatu, Portelândia, Posse, Quirinópolis, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Teresina de Goiás e Valparaíso de Goiás.

“Aparecida foi submetida ao critério de seleção do IBGE e a partir desta classificação passou a fazer parte do  seleto grupo de municípios para o qual o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística dedicou a edição de monografias específicas”, destacou o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha.

Para o secretário Municipal de Transparência, Fiscalização e Controle, Einstein Paniago, a publicação dá um “plus” a mais à cidade. “O livreto, sempre baseado em fontes oficiais, é extremamente  necessário  para aqueles que buscam informações do município de forma rápida e eficaz”, pontua.

Fácil de manusear, o livreto traz em sua capa uma das flores-símbolo do Cerrado, a caliandra. Ao folhear, o leitor terá um panorama completo sobre a cidade. O primeiro aspecto abordado é o histórico, que conta com três páginas que contam o surgimento de Aparecida de Goiânia, desde os tempos da Fazenda Santo Antônio, até a divisão territorial atual, com seus dois distritos.

Também consta os aspectos físicos da cidade, como o relevo e ambientais, o seu bioma, composto por Cerrado e demográficos – com população estimada em 532.135 mil habitantes, em 2016 – além de taxa de crescimento geométrico. Recentemente, o próprio IBGE apresentou a estimativa populacional do município para 2017, que é a de 542.090.

No capítulo dedicado ao transporte, podem ser encontradas as principais rodovias que cortam ou estão próximas a Aparecida, como a BR-153, além da frota de veículos, que hoje já ultrapassa o número de 211 mil. Os empregos formais, as indústrias de extração e transformação, o comércio, a agricultura e a pecuária, entre outros, também são detalhados.

Quando se trata de aspectos sociais, a publicação do IBGE traz o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), que é de 0,781, segundo o PNUD,  Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil-2013 e IBGE, Produto Interno Bruto dos Municípios, 2014. A porcentagem de tratamento de esgoto, abastecimento de água, estabelecimentos de saúde, leitos e profissionais da área de saúde também estão registrados.

Baixe o livreto por aqui.