Aparecida é uma das cidades escolhidas pelo Governo Federal para receber Centro Esportivo

9 de maio de 2017

O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia 10, em Brasília

Aparecida de Goiânia, 10 de dezembro de 2013 – O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciou na tarde desta terça-feira, dia 10, Aparecida de Goiânia como um dos municípios selecionados para receber um Centro de Iniciação Esportiva (CIE) do Tipo 3, que é o maior e mais completo para a prática esportiva. A ação faz parte do Programa de Infraestrutura Esportiva do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal. O prefeito de Aparecida, Maguito Vilela (PMDB), acompanhou o anúncio dos municípios escolhidos para receber o benefício e festejou a assinatura de mais este convênio com o Governo Federal. “Este centro será um grande incentivo à iniciação esportiva, dando oportunidade aos nossos jovens o acesso a diferentes modalidades esportivas e afastando-os de situações de risco, como uso de drogas e violência. Além de ter agora um um local de treinamento para competições de grande porte como olimpíadas e mundiais”, enfatizou o prefeito.

No valor de R$ 3,6 milhões, o Centro de Iniciação Esportiva terá uma área de sete mil metros quadrados e irá ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado. O projeto inclui arquibancada com capacidade para 185 pessoas; área de apoio com salas para administração, professores e técnicos; vestiários com chuveiros; enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público.

O Centro de Iniciação Esportiva foi concebido pelo Ministério dos Esportes como ginásio poliesportivo com pista de atletismo e demais equipamentos que proporcionem a prática de 13 modalidades olímpicas (esgrima, ginástica trampolim, levantamento de peso, taekwondo, lutas, ginástica, badminton, tênis de mesa, vôlei, basquetebol, ginástica artística, judô, atletismo), seis paraolímpicas (esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, voleibol sentado, goalball) e uma não-olímpica (futebol de salão). No atletismo o CIE terá salto em altura, raia de atletismo com 11 metros, salto em distância e salto triplo, além de arremesso de peso. Sendo que a pista de atletismo seguirá as dimensões e parâmetros geométricos oficiais da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT).

Segundo o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, o Centro de Iniciação Esportiva “é um dos maiores projetos de legado dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016 que serão realizados no Rio de Janeiro e vão beneficiar todo o país”. Durante o anúncio das cidades que irão receber o CIE, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ressaltou que o objetivo é disseminar a prática de esporte em todo o país, oferecendo espaço para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento.

Aparecida de Goiânia foi um dos municípios escolhidos para firmar o convênio com o Ministério do Esporte por se enquadrar nos critérios estabelecidos. Cada cidade pôde escolher entre modelos do Centro de Iniciação Esportiva (CIE), de acordo com a área disponível. Em Aparecida será construído um CIE em região consideradas de alta vulnerabilidade social, um dos critérios de escolha estabelecido pelo Ministério do Esporte. Os municípios interessados em firmar o convênio para a construção dos Centros de Iniciação Esportiva tiveram o prazo entre fevereiro e abril deste ano.

De acordo com a secretária de Projetos e Captação de Recursos, Valéria Pettersen, o processo de licitação junto à Caixa Econômica Federal deve começar nos próximos dias e a Prefeitura tem até o dia 28 de fevereiro para dar início às obras.