Aparecida estreita relações comerciais com a Argentina

Por Josiane Coutinho

4 de abril de 2019

Por Josiane Coutinho

4 de abril de 2019

Foto: Rodrigo Estrela

Com foco no fortalecimentos das relações comerciais, o prefeito Gustavo Mendanha reuniu-se com o representante da Câmara de Comércio Brasil-Argentina e Consultor do Gabinete da Presidência do SEBRAE Nacional, Mário Jorge Alencastro, nesta quinta-feira, 4, na sede da Prefeitura.

Segundo o prefeito Gustavo Mendanha, o município tem interesse em estabelecer tratativas para um futuro escritório permanente de negócios da Câmara em Aparecida com o foco de fomentar e facilitar as exportações e importações. “Essas relações fortalecem o nome de Aparecida e nosso potencial comercial. Para se ter uma ideia, em quatro anos 15 mil novas empresas foram criadas, número refletido na geração de empregos já que em 2018 Aparecida de Goiânia foi segundo município que mais gerou emprego no Brasil”, lembrou.

“Esse é o início de um estreitamento das relações empresariais entre Aparecida e Argentina, por meio do escritório de Buenos Aires”, afirmou o secretário de Projetos e Captação de Recursos, Einstein Paniago. Ele explica que a criação do escritório de negócios tem como objetivo facilitar a relação com Buenos Aires e oferecer atendimento de questões tributárias e legislação trabalhista, dando esse suporte aos empresários, bem como a ampliação do conhecimento e negócios entre a cidade e o país vizinho.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Caldas, afirma que a maior expectativa da relação é a geração de empregos. “É uma oportunidade de Aparecida receber empresas argentinas e da mesma forma levarmos as nossas para lá. Fazer essa transição. Isso gera a expectativa para ampliarmos nossa oferta de empregos, nós acreditamos que seguiremos nesse ritmo acelerado”, enfatizou ao citar que o município também busca comércio com a China.

Mário Jorge Alencastro, Consultor da Presidência do Sebrae Nacional, enalteceu a importância de Aparecida no cenário nacional. Segundo ele, a cidade se destaca por questões que ultrapassam a localização estratégica. “Aparecida se destaca não só em Goiás, mas no Brasil. É uma cidade muito organizada que tem uma infraestrutura boa para negócios, está localizada no centro do país, com uma parte logística interessante”, disse ao citar os polos industriais. “Cabe a nós que somos propulsores da economia mostrar esses potenciais brasileiros para o mundo. E, por meio da Câmara de Comércio, surge essa oportunidade. Desta forma marcaremos uma data para uma nova reunião de trabalho para expor a possibilidade de trazer empresários argentinos para cá e aos brasileiros de levarem seus produtos para lá”, disse.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida (Aciag), José Luiz Celestino também esteve presente no encontro e ressaltou a importância do encontro. “É de maior relevância estreitar esses laços. Já temos empresários com negócios com outros países da América Latina, o que torna a cidade importante no contexto nacional”, declarou.

Argentina e Brasil são as três maiores economias da América do Sul e os dois dos principais motores para acordos de integração comercial da região, como o Mercosul. Em termos bilaterais, o mercado argentino é fundamental para o Brasil, sendo o terceiro principal destino de suas exportações.

Participaram da reunião o vice-prefeito, Veter Martins, os secretários Guido Marco (Cultura e Turismo) e Einstein Paniago (Captação de Recursos), empresários do município e auxiliares da administração municipal.