Aparecida ganha mais uma academia aberta

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 3 de fevereiro de 2017 – Alongar-se e fazer exercícios físicos ao ar livre são práticas que a Prefeitura de Aparecida de Goiânia tem trabalhado para se tornarem cada vez mais comuns na vida dos cidadãos do município com as academias a céu aberto. Além de possibilitar e incentivar a prática de atividades físicas, as academias também promovem qualidade de vida e contribuem para a socialização da comunidade.

Na tarde desta quinta-feira, 2, o prefeito Gustavo Mendanha, inaugurou mais uma academia a céu aberto no Parque Lafaiete Campos Filho, no Residencial Village Garavelo, região central da cidade. A obra foi realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, sendo a 37ª unidade a ser entregue aos aparecidenses.

Gustavo Mendanha ressaltou que seu governo vai investir muito em espaços como estes, onde favoreçam a realização de práticas esportivas, culturais e de lazer, em todas as regiões. Além disso, o prefeito se comprometeu em aumentar a segurança das praças e parques, por meio das equipes da guarda civil, para dar mais tranquilidade e proteção para as pessoas que frequentam e realizam caminhadas e atividades físicas nos locais.

De acordo com o secretário de desenvolvimento urbano, Max Menezes, a inauguração da academia marca o compromisso que foi realizado nos primeiros dias com a atual gestão. “Nós garantimos que daríamos continuidade nos projetos que trazem benefícios para a comunidade e vamos seguir entregando obras com esta missão”, assegurou o secretário.

Em seu discurso, Max Menezes também solicitou aos moradores que cuidassem dos equipamentos da academia. “Cuidar e preservar o patrimônio público é um dever de todos nós. O cidadão tem que entender que toda vez que nós enviamos uma equipe para dar manutenção muito dinheiro público é gasto na recuperação dos equipamentos destruídos pelos próprios usuários”, afirmou o secretário.

A primeira-dama e secretária de assistência social, Mayara Mendanha, e o vice-prefeito e secretário do governo, Veter Martins, acompanharam Gustavo Mendanha na cerimônia de inauguração. Participaram também do evento, secretários, vereadores, superintendentes, funcionários e moradores da região.

Espaço para todas as idades

No espaço foram instalados 12 equipamentos de ginástica que serão usados pelos moradores de todas as faixas etárias, sendo três deles para o uso de pessoas com deficiência. De acordo com a coordenadora geral das academias, Marlete Carneiro da Cunha, os aparelhos proporcionam condições adequadas para a prática de atividades físicas para pessoas de todas as idades, mas, prioritariamente, para o público da terceira idade, por meio de um conjunto de equipamentos de ginástica adaptados e implantados em espaços de fácil acesso.

O trabalho da equipe de coordenadores é realizar visitas de duas a três vezes por semana a todas as academias do município para orientar as pessoas sobre a importância da prática regular de atividades físicas, alimentação saudável, além de acompanhar os limites individuais de cada pessoa.

Durante as visitas, Marlete conta que ouve muitos depoimentos positivos de toda a população, reconhecendo o trabalho desenvolvido por sua equipe. Pessoas que foram ao médico e notaram melhorias na saúde – como controle de pressão arterial, colesteral e diabetes – depois que começaram a praticar exercícios nas academias espalhadas pelas praças e parques da cidade.

Ana Lúcia Paes Machado mora na região há quatro anos e levou os filhos e sobrinhos para participar do evento. Para ela, ter uma a academia no parque próximo de sua residência é muito bom. “Enquanto as crianças estiverem brincando, eu posso praticar exercícios”, comemora a moradora que pretende frequentar o espaço diariamente.

Novas unidades

A criação das academias a céu aberto nas praças e parques da cidade é uma ação da prefeitura que já atendeu dezenas de bairros, proporcionando qualidade de vida, saúde e lazer a milhares de aparecidenses. A previsão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano é entregar mais 19 unidades até o final de 2017, sendo a próxima no bairro Buriti Sereno.