Aparecida inicia segunda frente de roçagem do ano na região central

Por Thiago Oliveira

3 de maio de 2023

Por Thiago Oliveira

3 de maio de 2023

Foto: Jhonney Macena

Serviços atendem diversos bairros da cidade de forma simultânea. Em 15 dias mais de 10 bairros já foram atendidos pela força tarefa, que deve estender os trabalhos para todos os bairros de Aparecida nas próximas semanas

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), lançou a segunda frente de roçagem em todo o município. O objetivo é atenuar os problemas causados pelo mato alto na cidade com o início do período de estiagem. Em 15 dias já foram mais de 12 bairros beneficiados só na região central do município.

Para esta força-tarefa, a secretaria designou 20 tratores que são separados em 5 equipes. Cada uma delas fica responsável por um bairro da cidade. Desta forma o serviço alcança o maior número de lotes de forma simultânea, garantindo maior área limpa na cidade e segurança para os moradores.

“Estamos concluindo hoje o Jardim Buriti Sereno e vamos estender essa frente para toda a cidade. Nossa próxima etapa, a partir de segunda-feira, será no Bairro Independência e nos bairros da região. Nosso objetivo é melhorar a vida da população, dando mais segurança e tranquilidade para o cidadão”, ressaltou o secretário de desenvolvimento urbano, Aldivo Araújo.

A cidade conta atualmente com mais de 80 mil lotes baldios e outras áreas privadas que receberam a primeira frente de roçagem. O secretário ressalta que os cuidados com esses espaços são de responsabilidade dos proprietários das áreas privadas, mas a Prefeitura atua na limpeza e roçagem para que os transtornos causados pelo mato alto não atinjam a população de Aparecida. O serviço é debitado diretamente no ITU, pago pelo contribuinte.

Descarte irregular de lixo

O coordenador de operações da SDU, Rogério Rodrigues ressalta que para uma limpeza mais ágil é necessário que a população faça a sua parte no descarte correto de lixo e entulho. O lixo nos lotes baldios além de deixar a cidade mais suja, impacta no trabalho dos tratores. Quando as máquinas se deparam com galhos de árvores, restos de construção e fios, por exemplo, precisam fazer a roçagem mais lenta para que não haja nenhum prejuízo ao trabalhador e a máquina.

“Nós gostaríamos muito que a população contribuísse com a limpeza da cidade dando a destinação correta para o lixo, entulho, restos de equipamentos elétricos. Nós temos a disposição o Disque-Busca que atende toda a cidade buscando moveis e equipamentos velhos para facilitar o descarte correto”, ressaltou Rogério.

Como solicitar

O Disque Busca funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, e pode ser solicitado por meio do telefone 3545-9969. É necessário que o solicitante informe os dados pessoais, o endereço completo e telefone para contato. Aberta a solicitação do serviço, as equipes do Disque Busca vão até a residência, no dia e horário agendado, para recolher o material dispensado pelo morador.