Aparecida de Goiânia, 11 de junho de 2014 – A violência contra o idoso é uma preocupação constante da Secretaria de Assistência Social, que realizou nesta quarta-feira, 11, o Movimento dos Idosos, na Avenida Independência, no Residencial Village Garavelo. O evento foi alusivo ao Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho, e reuniu servidores da administração municipal e idosos assistidos pelos dez Núcleos da Pessoa Idosa mantidos pela secretaria.
“Essa movimentação chamando a atenção da sociedade é muito importante. O idoso, além de ter prestado relevantes serviços ao país, chega à essa idade um pouco indefeso, vítima de roubos, assaltos, latrocínio, maus tratos e violência de uma forma geral. A sociedade precisa se conscientizar que o idoso tem que ser protegido e toda violência contra eles deve ser denunciada”, enfatizou o prefeito Maguito Vilela, que foi conferir in loco as atividades preparadas pela pasta.
Até o início da tarde, foram divulgados os serviços disponíveis para apoiar os idosos em Aparecida e várias pastas da administração municipal estão prestando atendimentos como: aferição de pressão e encaminhamento para as unidades de Saúde; solicitação da isenção de IPTU para idosos, realizada pela Secretaria da Fazenda; confecção do carteira do idoso pela Superintendência municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA), que permite a isenção e o estacionamento em vagas especiais; orientações de qualificação; entre outros serviços ligados às secretarias de Educação, Trabalho, Esporte e Lazer.
A SMTA também realizou blitz educativa para conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres que passarem pelo local sobre a violência contra o idoso e as formas de denunciá-la. A programação conta ainda com exposição de trabalhos produzidos pelos idosos nos núcleos, sorteio de brindes e práticas de exercícios.
“A finalidade desse evento é conscientizar a população e prevenir a violência contra a pessoa idosa. Não temos um levantamento exato, mas sabemos que o número é grande. Precisamos alertar as pessoas a denunciarem pelo 197, pelo 190, na própria secretaria e nos Cras. É preciso uma integração de toda a sociedade em defesa dos idosos”, pontuou o secretário de Assistência Social, José Ribamar Gomes de Souza.
As atividades contaram com a participação da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ângela Rita Diniz, e do representante da Comissão da Pessoa Idosa na Câmara de Vereadores, o vereador Cláudio Nascimento. “A comissão é composta por quatro vereadores e tem como papel, além de cobrar do poder público ações de defesa dos idoso, dar suporte para que os benefícios e melhorias cheguem às pessoas idosas”, resumiu o vereador.
IDOSO – Atualmente a Secretaria de Assistência Social de Aparecida conta com 10 Núcleos de Idosos, que atendem, diretamente, cerca de 6 mil pessoas acima de 60 anos de idade. De acordo com o censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa de Aparecida é de cerca de 27.624 indivíduos. Em todo país, essa população muitas vezes é submetida à algum tipo de violência, que pode ser agressão física, abandono, muitas vezes partindo de uma relação em que existe a expectativa de confiança do idoso. Dentre as principais violências destacam-se: física, psicológica, sexual, financeira, abandono, negligência, autonegligência.
Diante dessas situações, a Organização das Nações Unidas e a Organização Mundial de Saúde declararam o dia 15 de junho como Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, visando sensibilizar toda a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)