Aparecida de Goiânia, 18 de maio de 2015 – A secretaria de Assistência Social de Aparecida de Goiânia realizou na manhã desta segunda-feira, 18, 3° Caminhada em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação foi realizada no Parque da Família, na Avenida Independência, com entrega de panfletos explicativos sobre a necessidade de não se calar sobre casos de violação dos direitos das crianças e adolescentes.
“Hoje é o dia mundial da conscientização da população, da família e da sociedade em geral. Porque a violência contra crianças e adolescentes acontece em todo lugar. É muito importante que todas as entidades estejam em sintonia que resulte em um trabalho efetivo”, explicou a superintendente de Proteção Especial, Leiliane Rosa.
Três Centros de Referência Especializado em Assistência Social e conselhos tutelares realizam o atendimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, como exploração sexual, violência doméstica, entre outros, em Aparecida. Em parceria ao trabalho da Prefeitura, a Promotoria de Justiça e o Juizado ambos da Infância e Juventude e Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente atuam nos casos mais graves.
Ainda segundo a superintendente de Proteção Especial cerca de 220 crianças são atendidas por ano em cada unidade do Creas do município. “Isso demonstra que os índices são altos, por isso temos que fazer o trabalho de prevenção e conscientização”, destacou Leiliane.
“A campanha deste ano tem como símbolo uma flor que vem acompanhada da frase ‘Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes’, que lembra o cuidado que temos que ter com nossas crianças e a necessidade em se garantir a defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida”, destaca o secretário de Assistência Social, José Ribamar.
A Superintendência Municipal de Trânsito e as Secretarias de Educação e Saúde também estão dando suporte para a campanha de prevenção as violências e promoção de saúde de crianças e adolescentes. Durante a semana, a equipes da Secretaria de Assistência Social farão palestras nas escolas municipais e também distribuirão material educativo. “A violência está em todos os lugares, por isso é fundamental ações nas escolas, em parceria com pais e toda comunidade”, pontuou a coordenadora do Creas II Patrícia Evers.
Casos de desrespeito aos direitos da criança e do adolescente podem ser denunciadas pelo disque 100 do Direitos Humanos, nos conselhos tutelares do município ou em algumas das três unidades do Creas (Confira box). “No dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, municípios de todo o Brasil estão mobilizando”, completou Leiliane Rosa.
História – No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado. Os agressores, jovens de classe média alta, não foram punidos.
A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações como essa ainda se repetem.
BOX
Casa dos Conselhos Tutelares
Atendimento de segunda a sexta-feira em horário comercial (das 8h às 18h) na Avenida Brasil, esquina com a Rua Manaus, quadra 27, lote 10, Jardim Belo Horizonte. Tel. 3545-9988 e 3545-9954.
Unidades dos CREAS de Aparecida
Secretaria de Assistência Social de Aparecida
Tel. 3545-5975 / 5970
CREAS Internacional Park
CREAS Centro
CREAS Independência Mansões
CREAS Pop Vila Brasília
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)