Aparecida realiza Semana de Conscientização da Doença Falciforme

Por Camila Godoy

18 de junho de 2018

Foto: Divulgação

O Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme é celebrado todo 19 de junho. Em Aparecida, o assunto não fica restrito apenas a esta data e será celebrado durante toda a semana. De terça a sexta-feira, a Prefeitura e a Associação de Anemia Falciforme Karoliny Vitória realizarão blitz educativas e palestras pela cidade, com o intuito de levar à população informações sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce da doença. A abertura da programação será às 9h desta terça, 19, na UBS Expansul.

Com o evento, a Prefeitura espera divulgar a importância do teste do pezinho, exame que identifica a presença da doença em recém-nascidos com até 29 dias de vida. O procedimento é oferecido gratuitamente em Aparecida, nas 36 UBS do município, Cais Nova Era, Cais Colina Azul, Centro de Saúde Papillon Park e no Centro Ambulatorial de Atendimento. Além disso, o diagnóstico está disponível para qualquer idade, por meio de exame de sangue. “Quanto antes for descoberta, mais qualidade de vida o doente terá”, explicou o secretário de saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

Doença

Resultado da alteração de um gene responsável pela hemoglobina, a Falciforme é uma doença crônica que atinge, todos os anos, mais de três mil brasileiros. Ela causa mutações dos glóbulos vermelhos, que assumem formato de foice em determinadas situações e morrem prematuramente, provocando dentre outras coisas, obstrução do fluxo sanguíneo, crises intensas de dor e complicações em praticamente todos os órgãos do corpo.

9h – Abertura – UBS Expansul

16h – Blitz Educativa – Praça da Família (em frente ao Aparecida Shopping)

9h – Palestra – Escola Municipal Serra das Areias

16h – Blitz Educativa – Buriti Shopping