O exame é oferecido em todas as UBS e Cais do município, no Centro de Saúde Papilon Park e no Centro Ambulatorial de Atendimento
Simples, rápido e eficiente, o exame de triagem neonatal sanguínea é uma ferramenta de saúde pública tão importante que ganhou um data só para ele. Nesta quarta-feira, 6 de junho, todo o Brasil comemora o Dia do Teste do Pezinho. O procedimento diagnostica precocemente o risco de desenvolvimento de seis doenças metabólicas e genéticas e infecciosas, em recém nascidos de até 29 dias. Em Aparecida de Goiânia, o exame é oferecido gratuitamente em 40 unidades de saúde. Todos os meses, mais de 450 testes são realizados na rede pública da cidade.
Interessados na realização do procedimento devem procurar qualquer uma das 36 UBS do município, o Cais Nova Era, o Cais Colina Azul, o Centro de Saúde Papillon Park ou o Centro Ambulatorial de Atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com o documento de identificação do bebê e do responsável em mãos. Não é necessário pedido médico. A indicação é apenas que o exame seja realizado o quanto antes, sendo que o ideal é que seja feito entre o 2º e 5º dia de vida, tempo necessário para que a criança já tenha amamentado.
O teste do pezinho consiste na coleta de algumas gotinhas de sangue do calcanhar do bebê. O resultado fica disponível no prazo médio de 7 a 15 dias. Pacientes que apresentam qualquer alteração são encaminhados para a Apae, onde recebem acompanhamento multiprofissional. Fenilcetonúria; hipotireoidismo congênito; doença falciforme e outras hemoglobinopatias; fibrose cística; e hiperplasia adrenal congênita são as principais enfermidades identificadas.
Segundo o secretário de saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, por reconhecer precocemente o risco de doenças, o exame realizado nos recém-nascidos é fundamental para melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento neuropsicomotor de diversas crianças. “Muitas vezes o bebê não apresenta sintomas perceptíveis. O teste do pezinho permite que, caso necessário, seja realizada uma intervenção médica com urgência na saúde da criança”, destacou.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)