Aparecida recebe 1ª agência do Sebrae e sede da incubadora 3D

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 02 de agosto de 2013 – Aparecida recebeu nesta sexta-feira, 02, no Ária Shopping, a sua 1ª agência do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) e 20ª do Estado. A inauguração foi conduzida pelo prefeito Maguito Vilela (PMDB); pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/Go, Marcelo Baiochi; e pelo diretor superintendente do Sebrae/Go, Manoel Xavier Ferreira.

“A vinda do Sebrae para Aparecida coroa com chave de ouro o desenvolvimento empresarial que o município vive. Com a credibilidade, seriedade e transparência do Sebrae, o micro empreendedor do município terá a oportunidade de se fortalecer e gerar mais emprego e renda para nossa cidade”, enfatizou o prefeito Maguito Vilela.

Participaram ainda o vice-prefeito Ozair Hosé (PT); o secretário de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Aparecida, Marcos Alberto Luiz Campos; o presidente da Aciag, Heribaldo Egídio; o superintendente de Micro e Pequena Empresa de Aparecida, Júlio Lemos; o superintendente de Micro e Pequena Empresa da Secretaria de Industria e Comércio de Goiás, Thiago Peixoto, representando o secretário Alexandre Baldy; secretários municipais; vereadores e funcionários da administração municipal e do Sebrae.

A implantação do Sebrae em Aparecida é resultado de ação conjunta entre o Sebrae, a Prefeitura e a Associação Comercial e Industrial de Aparecida (Aciag). A agência realizará atendimento presencial, capacitações em gestão, consultorias e ações de apoio e fomento às micro e pequenas empresas do município (MPE´s).

“Precisamos dar continuidade ao momento que Aparecida vive e a parceria com o Sebrae dará mais agilidade na abertura de micro empreendimentos, fertilizando ideias e acompanhando o desenvolvimento desses empreendedores aparecidenses”, disse o secretário de Indústria e Comércio de Aparecida, Marcos Alberto.

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae/GO, Manoel Xavier Ferreira, o Sebrae atua há 40 anos como articulador do desenvolvimento do empreendedorismos e dos pequenos negócios. E o objetivo do órgão é expandir suas ações no interior do Estado. “Aparecida foi escolhida pelas suas atividades em favor das micro e pequenas empresas (MPE’s). Foi um dos primeiro municípios a aprovar a lei da micro e pequena empresa por isso necessita do respaldo ainda maior do Sebrae”, frisou.

Incubadora  3D promove difusão de conhecimentos e tecnologia

Na mesma solenidade, Aparecida recebeu também a nova sede da Incubadora 3D, que faz parte do Programa de Incubação de Empresas da prefeitura, em parceria com o Sebrae, e que funcionará ao lado da agência Sebrae, também no Ária Shopping.

A Incubadora funcionava provisoriamente na Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia. Foi criada em 24 de abril de 2012, pelo Decreto Nº 1.503-1, como um mecanismo de estímulo à criação e desenvolvimento de micro e pequenas empresas, dando suporte administrativo para o desenvolvimento e maturidade de cada negócio.

“A nova sede possibilitará que as atividades da incubadora sejam realizadas em um local planejado, próprio para estabelecer relacionamentos de negócios entre as empresas apoiadas, favorecendo o networking, a troca de experiências, o surgimento e amadurecimento de ideias e projetos”, informou Marcos Alberto Luiz Campos.

Segundo o secretário, desde a criação da incubadora em Aparecida, quatro projetos já foram selecionados para participar do processo de incubação: os projetos Inove Software e Tele-Interconexões de Negócios, de Base Tecnológica; e os projetos Ipê Comunicação e Agência de Convergência de Mídia Digital, ambos de Economia Tradicional.

A implantação da Incubadora 3D teve contribuição das empresas Temper Vidros; Aluminium; e Flexibase Indústria e Comércio de Móveis. Ainda de acordo com o secretário Marcos Alberto, o resultado do suporte da Incubadora 3D é a constituição de um cenário favorável ao crescimento e difusão de conhecimentos e tecnologia,  promovendo a interação entre os setores produtivo, acadêmico e governamental.

“A Incubadora está estrategicamente localizada, próxima a mais de mil indústrias, sendo 20% delas de grande porte, ofertando às empresas incubadas a capacitação em gestão, por meio de workshops, cursos e consultorias, além de espaços individuais e compartilhados e intermediação com universidades parceiras”, afirmou o secretário.

MODALIDADES – Atualmente, a Incubadora 3D trabalha com duas modalidades: Incubação de empresas de base tecnológica e da economia tradicional. Cada modalidade possui soluções tecnológicas e metodologias específicas para seu público alvo. Oferecem suporte operacional e gerencial às empresas e ampliam o acesso as redes de interação com o meio corporativo, acadêmico e de financiamento.