Aparecida de Goiânia, 17 de julho de 2013 – A Comissão Técnica responsável pela implantação do Programa de Financiamento para Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT) em Aparecida de Goiânia se reuniu nesta quarta-feira, 17, com o prefeito Maguito Vilela e seus auxiliares a fim de definir uma agenda de trabalho e conhecer os gargalos da administração pública do município.
Liderados pela especialista em Engenharia de Gestão, Maria Helena Alves Oliveira, o grupo iniciará uma avaliação das instalações físicas e da logística adotada pela gestão, e identificar, junto com a equipe da prefeitura, as prioridades da gestão.
“Desde 2009, temos realizado melhorias significativas na estrutura e nos atendimentos da prefeitura. Criamos serviços indispensáveis como Procon, capacitamos os servidores e melhoramos gradativamente suas condições de trabalho, com informatização, aquisição de equipamentos e veículos. Com a adesão ao PMAT, teremos condições de dar ainda mais transparência, eficiência, agilidade e desburocratizar nossas ações”, avaliou o prefeito.
Segundo Maria Helena Alves Oliveira, as duas equipes, do programa e da prefeitura, devem agora formalizar o projeto para a liberação do crédito. “Precisamos conhecer o parque tecnológico de Aparecida, as dificuldades da gestão, para saber onde estamos e onde queremos chegar. Vamos ‘varrer’ a prefeitura”, ressaltou a coordenadora da equipe de especialistas em Gestão.
Ao apresentar dados técnicos do município e os problemas administrativos que ainda atravancam a gestão, o secretário da Fazenda, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues, observou a inconexão física das secretarias, provocada pela falta de planejamento em gestões anteriores. “Temos uma infraestrutura defasada. Precisamos melhorar a logística dos serviços que precisam estar concentrados e deixar alguns órgãos descentralizados, mas conectados ao Paço”, explicou.
Para avaliar pontos como este, apontados pelos secretários e demais servidores, a comissão técnica do PMAT permanecerá em Aparecida até a próxima sexta-feira (19). O objetivo é conhecer o funcionamento da administração, dar suporte aos secretários, analisar dados e orientar na finalização do projeto de investimento dos recursos viabilizados pelo programa do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).
PMAT – A Prefeitura de Aparecida foi uma das primeiras a aderir ao PMAT. O programa do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) é voltado para municípios com população acima de 150 mil habitantes e tem como objetivo apoiar projetos da Administração Pública Municipal voltados à modernização da administração tributária e à melhoria da qualidade do gasto público, a fim de proporcionar aos municípios uma gestão eficiente, que gere aumento de receitas e/ou redução do custo unitário dos serviços prestados à coletividade.
PRESENÇAS – Participaram da reunião os secretários Geoliano de Souza Lima (Administração e Recursos Humanos); Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação); André Luis Ferreira da Rosa (Controle Interno); Carlos Eduardo de Paula Rodrigues (Fazenda); Euler de Morais (Governo e Integração Institucional); Afonso Boaventura (Planejamento) e Jório (Regulação Urbana).
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)