Aparecida recebe mais três ambulâncias

Por Ana Clara Dias - SMS

6 de março de 2018

Por Ana Clara Dias - SMS

6 de março de 2018

Foto: Wigor Vieira - SMS

Aparecida de Goiânia foi contemplada com mais três ambulâncias do governo federal para renovação de frota. O primeiro veículo foi trazido de São Paulo no final de semana e já está na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município. A cidade vai receber ainda mais dois veículos nos próximos dias.

“O Ministério está finalizando o termo de doação e organizando a logística de mais duas ambulâncias. Já havíamos recebido três, duas por emendas parlamentares e uma por renovação de frota do governo. No total serão seis novos automóveis para atender nossa população. Ou seja, 60% da frota serão renovadas”, destacou o secretário de Saúde Edgar Tollini.

As novas ambulâncias substituíram os veículos de suporte avançado antigos. Com a chegada das outras três ambulâncias, o SAMU substituirá duas unidades de suporte básico. Com isso, Aparecida terá 60% da sua frota renovada. Isso significa que Aparecida atende todos os critérios definidos pela Nota Técnica n° 338/CGUE/DAHU/SAS do Ministério da Saúde de outubro de 2016.

“A renovação de frota é uma conquista muito importante para nossa gestão, feita de parcerias, o que tem possibilitado muitos recursos e benfeitorias para nossa cidade, como as ambulâncias, inaugurações de obras e outros. E quem ganha com isso é a população”, ressalta o prefeito Gustavo Mendanha.

As unidades avançadas são equipadas com respirador, desfibrilador, GPS, ar-condicionado e todos os equipamentos necessários para atender ocorrências graves. O serviço avançado possui ainda médico e enfermeiro a disposição durante os resgates. Atualmente, o SAMU conta com três ambulâncias avançadas (USA), sete básicas (USB), três motolâncias e uma central de regulação regional, que atende 25 municípios da Centro-Sul, habilitados pelo Ministério da Saúde.

Qualificação – Outra boa notícia da atual administração é a qualificação do SAMU. Atualmente, Aparecida recebe aproximadamente 426 mil mensal para o custeio dos serviços de atendimento móvel. Antes da qualificação, o valor repassado pelo governo federal era de 317 mil por mês. Portanto, o valor incorporado ao custeio foi de 108 mil. “O SAMU existia há sete anos na cidade e ainda não era qualificado. Com o cumprimento de 36 critérios do Ministério conseguimos a qualificação e o aumento do recurso”, pontuou Edgar Tollini.

Ainda de acordo com o secretário alguns dos critérios são: número de profissionais das unidades móveis de acordo com o art. 6º da Portaria GM/MS n° 1.010 de maio de 2012; Possuir escala afixada visível dos profissionais em exercício nas Unidades Móveis do SAMU 192; Contrato de manutenção efetiva preventiva e corretiva dos equipamentos médicos e unidades móveis; Seguro vigente contra sinistro da Unidade Móvel de Urgência; Capacitação permanente dos profissionais em exercício; Verificação de condição e funcionamento do veículo e equipamentos; Regularidade da documentação do veículo entre outros.