Aparecida recebe missão da CAF

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Banco Andino de Fomento estuda liberar novo financiamento de US$ 35 milhões para Prefeitura de Aparecida

Aparecida de Goiânia, 27 de abril de 2016 – Técnicos da Corporação Andina de Fomento (CAF) realizam a partir desta quarta-feira, 27, até o fim da semana missão técnica em Aparecida de Goiânia para avaliar in loco o programa da Prefeitura de Aparecida que pretende construir novos eixos viários na Região Oeste (Setor Buriti Sereno e Garavelo) do município. Para isso, será necessário um novo financiamento junto a CAF na ordem de US$ 35 milhões.

Em razão do equilíbrio das contas públicas promovido pela gestão do prefeito Maguito Vilela (PMDB), nos últimos sete anos, a Comissão de Financiamento Externo (Cofiex) – composta por representantes dos ministérios do Planejamento, Fazenda e Relações Exteriores e do Banco Central do Brasil – aprovou, em dezembro de 2014, um novo financiamento de US$ 35 milhões de dólares da Prefeitura de Aparecida de Goiânia junto ao Banco Andino de Fomento.

Agora técnicos do banco vem à cidade conferir onde serão aplicados os recursos e para avaliar a possibilidade de liberar o novo financiamento, que ainda deve ser aprovado pelo Senado Federal. O contrato possívelmente será assinado pelo próximo prefeito em 2017, mas a etapa burocrática será vencida pela equipe da gestão do atual prefeito.

“Quando apresentamos o projeto em 2010 pleiteamos US$ 70 milhões. Conseguimos aprovar a metade e iniciamos as obras em 2012. Agora se encontra em curso o processo para obter a outra parte. A aprovação da Cofiex praticamente nos assegura que vamos conseguir os recursos”, explicou o secretário de Controle Interno de Aparecida e gerente do contrato com o Banco Andino, André Luís Rosa. Aprovação da Cofiex atesta que o município possui capacidade para honrar os seus compromissos, porque o contrato será analisado ainda criteriosamente pela Secretaria do Tesouro Nacional.

O novo projeto prevê a construção de mais avenidas duplicadas. A maioria na Região Oeste de Aparecida (Garavelo). O Eixo Leste-Oeste 4 ligará os setores Morada dos Passáros, Pontal Sul e Jardim Tiradentes. O Eixo LO 5A sairá dos setores Jardim Florença e Independência Mansões passando pelo setor Campos Elíseos até o setor Goiânia Park Sul.

Já o Eixo Norte-Sul 7 ligará o Setor Pontal Sul a Avenida Rio Verde, no Bairro Cardoso, passando pelo Anel Viário, no Setor Buriti Sereno. O recurso obtido junto ao Banco Andino viabilizará a construção de uma avenida em pista dupla do setor Bairro Cardoso, passando pelos setores Buriti Sereno e Aeroporto Sul, até a GO-040, no Jardim Maranata.

Além das intervenções viárias na região do Garavelo, o novo financiamento permitirá a construção de uma avenida que ligará o Eixo Norte-Sul 1 – na região Leste – até o campus avançado da Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Aeroporto Executivo.

OBRAS EM ANDAMENTO – Em 2012, o município já havia assinado o primeiro contrato de financiamento no mesmo valor. O dinheiro está sendo utilizado na construção de três eixos estruturantes – Eixo Norte-Sul 1, 3 e 5 – e o Parque Tecnológico.  O Eixo Norte-Sul 3, que liga o Centro de Aparecida à Vila Brasília, passando pelo Polo Empresarial Goiás e a Vila Maria, foi inaugurado em dezembro de 2013. Já o ENS 1 e o 5 estão em obras e ficam prontos ainda neste ano. A equipe técnica da CAF aproveitou para vistoriar as obras em andamento.

“A implantação dos eixos estruturantes tem como objetivo interligar as diversas regiões de Aparecida. Os investimentos realizados pela administração do prefeito Maguito Vilela com o apoio da CAF transformou a realidade econômica e social da cidade”, afirmou o secretário da Fazenda de Aparecida, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues.

Antes de seguir para peregrinação por Aparecida, nesta quarta-feira, os representantes da CAF, entre eles executivos, analistas e engenheiros, José Rafael Neto, Carolina Rueda, Cecília Guerra Diego Zamuner, Diego Vettori Manuel Cervero Danny Rodrigues se reuniram com os secretários municipais na sede da Prefeitura de Aparecida. Na ocasião, o secretário de Controle Interno, André Luis Rosa, detalhou os objetivos do projeto e o secretário da Fazenda, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues, que representou o prefeito Maguito Vilela, prestou contas das realizações da atual administração.

Além destes, o encontro contou com a participação dos secretários Mário Vilela (Infraestrutura), Euler Morais (Governo), Franklin Junior (SMTA), Vânia Cristina (Saúde), Jório Rios (Administração), Cilene Alves ( Regulação Urbana) e Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação).