Aparecida recebe o maior número de médicos do Estado no 2º ciclo do programa federal

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 01 de outubro de 2013 – Vinte e seis médicos que já atuam ou atuarão em Aparecida por meio do programa federal Mais Médicos participaram hoje, 1º de outubro, durante todo o dia, da acolhida realizada pela Coordenação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida. O evento começou com um café da manhã no campus do IFG Aparecida e encerrou a tarde com palestras e visitas a algumas Unidades Básica de Saúde da Família (UBS).

 

Aparecida é a cidade que mais teve inscrições e homologações do programa em todo país no segundo ciclo. “Em todo o estado de Goiás, apenas 14 municípios receberão 49 profissionais. Ou seja, Aparecida receberá quase a metade deste número”, informou o assessor técnico do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Rodrigo Oliveira, encarregado de transmitir aos médicos as informações essenciais sobre o programa Mais Médicos e o trabalho que desempenharão na ESF. 

 

Segundo a coordenadora da ESF em Aparecida, Érika Lopes Rocha, os médicos foram alocados seguindo dois critérios básicos: a vulnerabilidade da população assistida por cada unidade de saúde que receberá os profissionais e o período que estas unidades  permaneceram com número reduzido ou com ausência total de médicos. “Os profissionais atuarão principalmente na prevenção e devem contribuir muito para a melhoria do atendimento médico no município”, frisou Érika Rocha.

Aparecida será beneficiada com 26 médicos selecionados pelo Ministério da Saúde durante o segundo ciclo do programa. Destes, 19 se apresentaram nesta terça-feira, dia 1º de outubro. Os demais devem se apresentar até o dia 14 de outubro. Entre os médicos que participaram da acolhida nesta terça-feira estão sete profissionais do primeiro ciclo, sendo quatro brasileiros que já estão trabalhando na cidade desde o início de agosto. Os outros três são intercambistas, sendo dois brasileiros formados no exterior e um grego. Como ainda não possuíam o registro progissional exigido pelo Ministério da Saúde, eles começam as atividades amanhã (quarta-feira, dia 2 de outubro), junto com o grupo do segundo ciclo.

Entre os recém chegados está a jovem Thaiz Durães Silva. Natural de Aparecida e formada na Faculdade de Medicina de Araguari, em Minas Gerais, Thaiz viu no programa a possibilidade de atuar na cidade natal. “Além de ficar mais perto da família, a estrutura das unidades do município é bastante atrativa e aqui na região metropolitana temos várias possibilidades de especialização”, explicou a médica, que pretende se especializar em neuropediatria, uma área com grande carência de médicos em todo o Estado.

Érika Lopes Rocha explica que com a apresentação de todos esses médicos, o município suprirá a demanda apresentada hoje pelas UBS’s do município. “Com a apresentação de todos, teremos inclusive a possibilidade de ampliar o número de equipes de saúde da família nas unidades”, explicou, lembrando que essa é uma necessidade atual.

“Futuramente, necessitaremos de mais profissionais, já que o município está construindo, em parceria com o Ministério da Saúde, mais dez novas UBS’s”, completou o diretor de Controle e Planejamento da SMS, Alessandro Magalhães, que na ocasião representou o secretário Paulo Rassi.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)