Aparecida receberá Tocha Olímpica no dia 6 de maio

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 24 de fevereiro de 2016 – Lançando mão de um dos mais recentes recursos disponibilizados pelo Facebook, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 transmitiu ao vivo, na manhã desta quarta-feira (24), por meio de sua página oficial na rede social “Rio 2016”, o anúncio da rota oficial da tocha olímpica em todo o país.

Com a formalização da rota, não haverá mais inclusões ou adesões de nenhuma cidade. “Foram confirmadas 329 cidades em todo o país, entre elas Aparecida, que já realizou inclusive um evento teste em novembro do ano passado”, reiterou o secretário de Governo e Integração Institucional, que coordena o Comitê Organizador do Revezamento da Tocha Olímpica em Aparecida, juntamente com os secretários Vilmar Mariano (Esporte e Lazer) e Júlio Lemos (Habitação).

Vários membros do comitê – que é composto por cerca de 200 membros de diferentes segmentos de toda a população aparecidense – se reuniram no auditório do Sesi de Aparecida para acompanhar a transmissão ao vivo. Em Goiás, a rota da tocha incluirá 12 municípios: Piracanjuba, Morrinhos, Itaberaí, Trindade, Corumbá, Aparecida de Goiânia, Hidrolândia, Pirenópolis, Anápolis, Cidade de Goiás, Caldas Novas e Goiânia. Nas duas últimas, a tocha pernoitará.

“O mundo inteiro estará assistindo esse evento e será muito importante para a cidade. Aparecida tem se destacado em tudo o que se propõe a fazer e não será diferente com o evento da passagem da tocha. Estamos trabalhando para ser lembrados positivamente”, destacou o prefeito Maguito Vilela.

Tocha percorrerá cerca de 20 mil km em todo o país

A cerimônia de acendimento da Chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade, será realizada em 21 de abril ao meio-dia. Chega ao Brasil no dia 3 de maio, quando o revezamento será iniciado pela capital, Brasília. No dia 6 de maio, a tocha chegará à Aparecida, onde percorrerá 17,8 Km, passando pelas mãos de cerca de 40 condutores, a partir da Avenida Igualdade com a GO-040, na região do Garavelo.

Em todo o país, a tocha será carregada por pelo menos 12.000 condutores, ao longo de cerca de 20.000 km, e vai voar em torno de 10.000 milhas pelo país, no trecho do Revezamento compreendido entre Teresina e Campo Grande. O Revezamento se encerra no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica na cerimônia de abertura, no Estádio do Maracanã.

Ainda de acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, o encontro da tradicional Chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro vai alcançar 90% da população do país em todos os 26 estados do Brasil, embora não passe por todas as 5,6 cidades brasileiras.

MOBILIZAÇÃO – Para mobilizar a população aparecidense, o Comitê Organizador de Aparecida se reunirá pelo menos duas vezes antes da chegada da tocha à cidade, nos dias 8 e 15 de março. “No dia 30 de abril, último sábado antes do dia 6 de maio, também pretendemos fazer uma grande carreata para estimular de vez todos a entrarem no clima da festa”, informou o secretário Euler de Morais.