Aparecida recebeu das mãos do Presidente Michel Temer mais uma ambulância para o SAMU

Por Ana Clara Dias

4 de outubro de 2017

Por Ana Clara Dias

4 de outubro de 2017

Foto: Divulgação

O secretário de Saúde Edgar Tollini, representando o prefeito Gustavo Mendanha, recebeu das mãos do Presidente da República Michel Temer mais uma ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Aparecida. O benefício reafirma o compromisso e a parceria entre a administração municipal e o governo federal. No início desta semana, o prefeito já havia entregue dois novos veículos que vão atuar no suporte avançado do SAMU. A solenidade de entrega da terceira ambulância foi realizada nesta quarta-feira (04), em São Paulo (SP).

As três novas ambulâncias substituirão os veículos de suporte avançado antigos. Com isso, Aparecida terá 30% da sua frota renovada. “Na última visita à Brasília protocolamos no Ministério da Saúde pedido de renovação do restante da frota pelo critério de antiguidade, ou seja, veículos com mais de cinco anos. Nossa expectativa é receber mais cinco veículos do governo federal”, contou Edgar Tollini.  Ao todo, as chaves de 225 ambulâncias foram entregues para aproximadamente 90 municípios brasileiros. A escolha das cidades contempladas seguem uma série de exigências do Ministério da Saúde.

Essa nova remessa feita pelo Governo Federal aos municípios se somam aos 340 veículos já entregues no início do ano e fazem parte do investimento de R$ 1 bilhão que visa fortalecer o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. Ao todo, serão 2.249 ambulâncias para renovação e ampliação do SAMU 192, beneficiando milhares de pessoas em todo o país. E além da renovação, estão sendo destinadas 492 ambulâncias para a expansão do serviço. Essa medida beneficiará 134 cidades que ainda não contam com o serviço e assim a cobertura dos atendimentos será de 84% de toda a população brasileira, ou seja, 173 bilhões de pessoas.

As novas unidades são equipadas com respirador, desfibrilador, GPS, ar-condicionado e todos equipamentos necessários para atender ocorrências graves. O serviço avançado possui ainda médico e enfermeiro a disposição durante os resgates. Atualmente, o SAMU conta com três ambulâncias avançadas (USA), sete básicas (USB), três motolâncias e uma central de regulação regional, que atende 25 municípios da Centro-Sul, habilitados pelo Ministério da Saúde.

A atenção às urgências e emergências está sendo um dos pilares do Governo Federal e isso inclui não só o SAMU, mas também as Unidades de Pronto Atendimento e UTIs. Na solenidade, o Presidente Michel Temer afirmou que essência do governo é servir e trabalhar em favor do povo. “Jamais vamos esquecer da nossa Responsabilidade Social em seus mais variados patamares e o atendimento por meio das ambulâncias é um deles. Ao longo do tempo vamos entregar ambulâncias a todos os municípios brasileiros”, assegurou o presidente.

Durante o evento o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, destacou que a renovação da frota vai gerar redução de gastos para os municípios contemplados que possuem ambulâncias com mais de cinco anos de uso. “Cinquenta e sete por cento da frota renovada será com esta entrega e já está em andamento a aquisição de 1500 ambulâncias além de mil vans de transporte para pessoas vão fazer fisioterapia, radioterapia e hemodiálise. Com isso estão sendo aplicados cerca de 1 bilhão de reais no transporte sanitário no Brasil”, ressaltou o ministro.

Qualificação

Outra boa notícia para o município é a qualificação do SAMU. Agora, Aparecida passará a receber aproximadamente 426 mil mensal para o custeio dos serviços de atendimento móvel. Antes da qualificação, o valor repassado pelo governo federal era de 317 mil por mês. Portanto, o valor incorporado ao custeio foi de 108 mil. “O SAMU existia há sete anos na cidade e ainda não era qualificado. Com o cumprimento de 36 critérios do Ministério conseguimos a qualificação e o aumento do recurso”, destacou Tollini.

Panorama SAMU

Atualmente, o SAMU atende 81,8% da população brasileira, atuando em 3.514 municípios. Em todo o país, o Ministério da Saúde já habilitou 3.255 unidades móveis, sendo 2.659 Unidades de Suporte Básico e 596 de Suporte Avançado. Além disso, o Brasil conta com 267 Motolâncias, 13 Equipes de Embarcação e 12 Equipes Aeromédicas.

O objetivo do SAMU 192, que funciona 24 horas por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.