Aparecida se prepara para 3º CONAES

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 07 de abril de 2014 – Atentos ao cronograma da 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária, que será realizada de 26 a 29 de novembro deste ano, em Brasília,  o vice-prefeito Ozair José (PT) e o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Adriano Montovani de Oliveira, promoveram nesta segunda-feira, 07, uma reunião entre gestores e membros de entidades representativas com objetivo de iniciar a elaboração das propostas do município a serem apresentadas nas conferências Estadual e Nacional de Economia Solidária.

“No primeiro momento nosso objetivo foi mobilizar participantes. Precisamos criar e formalizar um grupo de trabalho que atue na elaboração das propostas de Aparecida e é importante que esse grupo tenha representantes de cada uma das regiões da cidade e de todos os grupos de minorias. Vamos convidá-los a participar e ajudar na identificação dos grupos produtivos do município, com perfil para integrar o plano de Economia Solidária”, enfatizou Ozair José.

Escolhido para coordenar o trabalho em Aparecida, o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Adriano Montovani de Oliveira, convidou a coordenadora do Fórum Estadual de Economia Solidária e educadora no Centro de de Formação de Economia Solidária, Joana D’Arc Aguiar, para uma breve apresentação do plano, dos pré-requisitos para a conferência nacional e orientações de como o município deve se mobilizar.

“O objetivo principal do plano nacional, que começa pelos municípios, é dar visibilidade aos povos que estão às margens da sociedade e ouvir suas demandas”, explicou a coordenadora, referindo-se à comunidades quilombolas, de ciganos, mulheres, idosos, entre outros. “Acredito que em Aparecida não teremos dificuldades, pois já na primeira reunião a administração conseguiu mobilizar boa parte destes segmentos, o que não acontece em outros locais”, elogiou.

A participação incluiu os secretários Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação) e Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos); representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, do grupo Quilombo Urbano Jardim Cascata, da secretaria de Assistência Social, do Conselho de Associações de Moradores de Aparecida (Camap), do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, da Associação de Moradores da Vila Maria e da secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. Nas próximas reuniões os participantes darão continuidade à composição do grupo de trabalho. A expectativa é de que seja composto por pelo menos 50 pessoas. Em seguida, o grupo iniciará a elaboração do plano municipal.

ECONOMIA SOLIDÁRIA – Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. Vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

III CONAES – Com o tema ‘Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável’, a 3ª Conaes tem como finalidade fazer um balanço dos avanços e desafios da Economia Solidária, promover o debate sobre a integração das ações governamentais de apoio à prática e elaborar os planos, municipais, territoriais e nacional, entre outros objetivos. Antes dela, municípios e estados também devem realizar suas conferências e traçar propostas que poderão compor o plano nacional. Em Goiás, a conferência estadual será realizada nos dias 29 e 30 de maio.

Convocada em conjunto pelos Ministérios do Trabalho e Emprego (MTE), do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a 1ª Conferência Nacional de Economia Solidária foi realizada em Brasília, entre 26 e 29 de junho de 2006 e reuniu 1.352 participantes. Já a II CONAES ocorreu também em Brasília, entre 16 e 18 de junho de 2010, e reuniu 1.613 participantes.