Com apoio da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, a Federação Goiana de Taekwondo (FGTKD) realizará neste final de semana (30, 31 de julho e 1º de agosto) o Camping FGTKD 2021 – Poomsae / Kyorugui. O Acampamento de Treinamento, que será realizado na Estação Cidadania Esporte, no Parque Trindade em Aparecida, terá como objetivo preparar os atletas e técnicos para o retorno das competições oficiais presenciais.
Ao todo, 25 atletas entre homens e mulheres, de diversas cidades do Estado e que integram a Federação Goiana de Taekwondo, participarão do evento, exceto dois atletas que são de Bahia e Tocantins que foram convidados para participar. Na programação está previsto orientações sobre alongamento e aquecimento, treinamento da prática Kyorugui, prática Poomsae, palestras sobre “Arbitragem Kyorugui” e a “A importância da alimentação nos treinos”.
“O camping é o treinamento obrigatório para aquele que integra a seleção goiana. Queremos preparar nossos atletas da seleção para o retorno das competições que virão, sejam elas estaduais, nacionais e internacionais, mas, principalmente, para o Campeonato Centro Oeste de Taekwondo que será sediado em Goiás – Seletiva direta para o Grand Slan 2022 -, que é a formação da Seleção do Brasil de Taekwondo de 2020”, explicou o diretor Técnico da Federação Goiânia de Taekwondo, Grão Mestre José Celestino Sobrinho.
O secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão, ressalta que todas as normas sanitárias exigidas pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 no município serão seguidas. “O evento será restrito somente aos atletas e técnicos, será exigido o uso de máscara no local, álcool em gel e aferição de temperatura na entrada. Essa são algumas medidas que serão tomadas para evitar qualquer risco de contaminação do Coronavírus”, ressaltou o secretário.
Atletas aparecidenses são destaques no Taekwondo
Dentre os 25 atletas que integram a Seleção Goiana de Taekwondo, três aparecidenses se destacam pelos títulos que conquistaram. A Dangela Guimarães é campeã Pan-americana na Costa Rica em 2017 e campeã Sul-americana Júnior em 2015; Patrick Cardoso ganhou o terceiro lugar no Campeonato Mundial Junior na Tunísia em 2018; e Fernando Manrensa é medalhista no Mundial Militar em 2018.
“Nossa seleção é composta por vários campeões brasileiros e medalhistas internacionais, mas hoje a base da nossa seleção são os atletas de Aparecida, os principais do estado de Goiás”, salientou o diretor Técnico da Federação Goiânia de Taekwondo.
O secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão, ressalta a importância do Estação Cidadania Esporte para formação de atletas campeões. “Esse espaço e o Centro Olímpico tem estrutura para formar campeões e incentivar cada um que tem potencial olímpico. Queremos cada vez mais atletas para representarem Aparecida de Goiânia em campeonatos estaduais, nacionais e internacionais”, frisou.
Entre as modalidades olímpicas, o Estação Cidadania Esporte oferece formação esportiva em esgrima, handebol, boxe, jiu-jitsu, capoeira, ginástica, levantamento de peso, taekwondo, badminton, tênis de mesa, vôlei, basquete, judô e atletismo. “Temos professores qualificados para dar treinamentos em diversas modalidades esportivas. O nosso técnico de taekwondo, por exemplo, foi treinador da seleção brasileira por dois anos (2017 e 2018), treinador da Seleção Brasileira Universitária em um Mundial na China e Marrocos, então temos uma base muito boa para formar atletas profissionais”, pontuou o secretário.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)