Aparecida será destaque em revista nacional sobre Saúde Pública

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Radis

Aparecida de Goiânia, 18 de outubro de 2013 – A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) será destaque em matéria de capa na Revista Radis, publicação mensal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A revista é distribuída em todo o País para 80 mil assinantes. A reportagem tem como foco a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o dia-a-dia dos profissionais do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que já atuam no município. A matéria será publicada no dia 1º de novembro.

O repórter Bruno Dominguez e o designer gráfico Felipe Plauska foram recebidos pela coordenadora da ESF em Aparecida, a enfermeira Érika Lopes Rocha, e passaram a quarta-feira, 17, visitando unidades da Estratégia e conversando com médicos, servidores da SMS e usuários para conhecer, na prática, a atuação dos profissionais do Mais Médicos. Na unidade básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Ipês, os dois cariocas entrevistaram o médico intercambista (formado em instituição de educação superior estrangeira com habilitação para exercício da medicina no exterior) Antonius Kasiaras, de nacionalidade grega. Na UBS Bandeirantes, foram entrevistadas duas profissionais brasileiras do Programa.

“Viemos para Aparecida após indicação do Ministério da Saúde (MS) e graças à receptividade da coordenação da ESF, que nos deu total liberdade e apoio. Até almoçamos com a equipe do Jardim dos Ipês, todos foram muito atenciosos conosco e ficamos impressionados com o espírito de cooperação entre médicos, demais profissionais e a população”, afirmou o repórter Bruno Dominguez. O repórter ouviu histórias curiosas como a do profissional grego, que se tornou famoso no município por ser estrangeiro e é requisitado por usuários até de outras regiões da cidade fora da área de abrangência da equipe do profissional.

Bruno e Felipe acompanharam várias consultas dos médicos e constataram a atenção e o carinho dos profissionais com os pacientes. Com as médicas brasileiras, tiveram a mesma impressão positiva, além de elogiarem a estrutura e a organização das duas unidades de Saúde: “as UBS’s estão limpas, bem cuidadas, são funcionais, e os médicos têm a confiança das pessoas, que foram atendidas cuidadosamente”, disse Felipe Plauska. “É muito bom ter médicos pra consultar, ainda mais com carinho. A gente já se sente melhor na hora, parece que o tratamento até dá mais efeito”, relatou a usuária Maria do Carmo Laudelino, que aguardava na recepção da UBS Bandeirantes.   

Cidade atrativa

Aparecida é o município brasileiro que mais teve inscrições e homologações no segundo ciclo do Programa Mais Médicos, sendo 26 profissionais. “Em todo o estado de Goiás, apenas 14 cidades receberão 49 profissionais. Ou seja, Aparecida receberá quase a metade deste número”, informou o assessor técnico do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Rodrigo Oliveira, durante a recepção dos profissionais em 1º de outubro. Na ocasião, os médicos disseram que optaram por Aparecida por causa do grande desenvolvimento local e a boa estrutura das unidades da ESF.

“Com a apresentação de todos os médicos, poderemos ampliar o número de equipes da ESF nas unidades e zeramos o déficit atual desses profissionais na Estratégia. Como estamos construindo, em parceria com o Ministério da Saúde mais dez novas UBS’s, aí precisaremos de mais médicos”, ressaltou a coordenadora Érika Rocha.

Revista independente

Criada em 2002 e especializada em Saúde Pública, a Radis tem publicação impressa e on line e é fruto de um programa nacional, permanente de jornalismo crítico e independente da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp). Com sede no Rio de Janeiro, as iniciais da revista exprimem seu objetivo: reunião, análise e difusão de informação sobre saúde. Suas matérias adotam um conceito abrangente sobre o tema, incluindo qualidade e condições de vida.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)