Aparecida simulará Revezamento da Tocha Olímpica em novembro

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 20 de outubro de 2015 – Aparecida de Goiânia é a única cidade brasileira a realizar a simulação do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, previsto para a primeira semana de novembro. O teste foi confirmado hoje, 20, durante a reunião para ampliação da Comissão Organizadora do evento no município, que já era composta por cerca de 15 gestores da administração municipal.

“Este evento é de extrema importância para Aparecida. Teremos aqui milhares de pessoas com atenção voltada à nossa cidade, à cultura, nossos pontos turísticos, além de milhões de expectadores que acompanharão o revezamento em todo o mundo pela TV. Precisamos apresentá-la bem e, para isso, a participação da população na organização e na mobilização, é essencial”, avaliou o prefeito Maguito Vilela, que abriu a reunião.

Quase 200 pessoas, incluindo secretários; o presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Mendanha, em representação ao Poder Legislativo; líderes comunitários; religiosos; membros de instituições educacionais; empresários e demais segmentos da sociedade organizada compareceram à reunião, realizada no Sesi de Aparecida. Um banco de dados, com e-mails e telefones de contato de todos, foi criado pela Secretaria Municipal de Esportes para facilitar a interação, a troca de informações entre todos e a mobilização para novas reuniões.

O secretário Vilmar Mariano, de Esportes, Lazer e Juventude, fez uma breve apresentação do trajeto do evento de simulação, que terá 3,4 Km de percurso, saindo do Centro de Cultura e Lazer José Barroso. “Será um trajeto de aproximadamente 45 minutos de caminhada. Vamos percorrer pontos importantes do Centro Histórico, chegando até a Praça da Matriz, e depois retornar ao centro cultural. Queremos fazer um evento teste que se aproxime o máximo possível do revezamento real”, explicou.

Simulação inédita com participação do Comitê Olímpico

A ideia de realizar o evento de simulação, segundo o secretário de Governo e Integração Institucional, Euler de Morais, atraiu a atenção do Comitê organizador das Olimpíadas Rio 2016. “Essa iniciativa é inédita, vai permitir que o evento seja bem planejado, sem falhas e ainda fazer com que a cidade já entre no clima das olimpíadas. Por isso, tanto o ministro dos Esportes, George Hilton, quanto o diretor executivo de Operações do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o general Marco Aurélio Costa Vieira, querem estar presentes. Estamos aguardando a disponibilidade de agenda para confirmar, mas antecipamos que será nos dias 5 ou 6 de novembro”, ressaltou.

Com larga experiência na realização de eventos esportivos em Aparecida, como a Corrida contra o Crack, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Júlio Lemos, explicou que a expectativa da cidade, com toda a mobilização que o Comitê Organizador dará andamento agora, é de atrair cerca de 1 milhão de pessoas para Aparecida. “Além da nossa população – que já ultrapassa meio milhão de habitantes – esperamos visitantes das cidades vizinhas, de outros estados e até outros países”, informou.

Ele esclareceu que o percurso oficial de revezamento da tocha, em maio do ano que vem, terá um trajeto um pouco maior. “Serão 17 quilômetros ao todo. Os condutores sairão da Avenida Igualdade, próximo à GO-040, e de lá passarão por diversos bairros até a Avenida Independência, na região central de Aparecida”, resumiu. Todo esse percurso, será feito de diversas formas, em veículos ou caminhadas. “Apenas os últimos 8 quilômetros serão corridos”, completou o secretário.

Outra informação importante, repassada aos presentes pelo secretário Ozeias Laurentino Júnior (Comunicação) foi sobre as inscrições para condução da tocha, que continuam abertas no site issoeouro.cocacola.com.br. “O comitê organizador do revezamento da tocha em Aparecida fará indicação de cinco pessoas, mas a própria população ainda pode se inscrever até o dia 25 de outubro. A participação é vetada apenas aos políticos. Fora isso, qualquer cidadão pode participar”, esclareceu.

ESCOLHA – A comissão organizadora das Olimpíadas no país fará a seleção final, que pode incluir um ou até 30 nomes dos indicados e inscritos. Dependerá dos perfis e histórias contados. A tocha passará por todos os 26 Estados brasileiros, de maio a agosto de 2016. Goiás será o primeiro a receber a tocha, que sairá da Grécia em direção ao Brasil no dia 21 de abril de 2016, com destino à capital federal, Brasília.

Embora o maior evento esportivo do mundo seja disputado em apenas uma cidade, Rio de Janeiro, os jogos olímpicos criam um sentimento que a cada edição contagia todo o país sede. Por essa razão, 300 cidades receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. A lista completa do trajeto será divulgada no início de 2016.