Com longas filas nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, a cidade tem mais um dia de grande adesão da sociedade à campanha de vacinação contra a covid-19
Com a chegada de novas doses de vacina contra a covid-19, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia ampliou o público-alvo da campanha nesta sexta, 16 de julho, a partir das 13 horas. Hoje, sábado, 17, no segundo dia de imunização de todos os moradores acima de 35 anos de idade, as filas de veículos nos dois drive-thrus já eram quilométricas antes das 8h da manhã, como já tem acontecido frequentemente aos sábados.
“Desde ontem, em oito postos de vacinação, as pessoas acima de 35 anos podem receber a 1ª dose do imunizante na cidade, independentemente da condição ou comorbidades. Se você está nessa faixa, vá receber a sua dose, contribua com a proteção de toda a sociedade e espalhe a conscientização para seus amigos e familiares”, conclama a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS), Renata Cordeiro. Nesta sexta-feira, 16, a SMS recebeu 23 .175 doses para 1ª aplicação e cerca de 15.500 doses para 2ª aplicação.
Os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades funcionam das 8 às 17 horas e não exigem agendamento prévio. Já aqueles que optarem por receber o imunizante nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização, precisam agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br).
A vacinação contra a covid-19 para a faixa etária de 35 anos continua nesta segunda-feira, 19, nos dois postos de modalidade drive-thru, das 8h às 18h, sem necessidade de agendamento. E por agendamento das cinco unidades de saúde, além da Central de Imunização, das 8h às 17. As vagas são liberadas de segunda a sexta, após às 17h, conforme disponibilidade de doses no estoque da Central.
Kit-Fila e orações
Após receber a primeira dose na fila de bicicletas e motos no drive da Cidade Administrativa, a feirante Matilde Alfonso, 36 anos, mostrou o que ela chamou de “kit-fila” na cestinha da bicicleta: rádio a pilha, bolachas, garrafas de café e água, sanduíches frios e frutas. “Vim preparada, cheguei antes de amanhecer e pela primeira vez na vida não reclamei de esperar numa fila. Eu sonho com essa vacina desde o ano passado”, comemorou ela.
Perto dali, os irmãos Uéliton e Reginaldo Sousa, ambos corretores de imóveis, aguardavam a vez dentro do carro. “Eu tenho 43 anos, já fui vacinado e hoje vim trazer meu irmão de 35 pra receber a dele. Estamos muito satisfeitos, mas quem está mais feliz ainda são os nossos pais, lá no Tocantins. Minha mãe está em oração por nós nesse momento”, relata Uéliton.
Segunda dose
A Prefeitura continua também aplicando a segunda dose da vacina. Quem já estiver com o prazo adequado para receber o reforço deve procurar o drive-thru do Aparecida Shopping, neste sábado, das 8h às 17h, ou as UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, das 8h às 17 h. Durante a semana o funcionamento do drive é das 8h às 18h.
Para receber a segunda dose da vacina não é necessário agendar. Basta apresentar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Se a Dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente na Central Municipal de Imunização.
Imunização
A Prefeitura de Aparecida já imunizou completamente 38.528 moradores com mais de 60 anos. O número representa 72% da população estimada para essa faixa etária, que é de 52.957 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além disso, 95,5% dos idosos já receberam ao menos a primeira dose do imunizante. Os dados se refletem na redução das internações e óbitos do grupo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), antes da vacina, durante a segunda onda da pandemia, eles eram 70% dos internados e hoje não passam de 30%.
“Nós ficamos felizes e satisfeitos em ver a adesão da população à Campanha de Vacinação. Mas, é importante que todos completem o ciclo de imunização e, na data prevista, procurem os postos da cidade para tomar a segunda dose da vacina. Já podemos perceber os efeitos dessa proteção em nossos índices de internação e óbito, porém, só com a dose 2 nossos idosos estarão completamente imunizados”, afirma o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.
Grupos atendidos
Atendendo a uma Resolução da Comissão Intergestores Bipartite de Goiás (CIB), na última semana, Aparecida aprovou a destinação de 100% das doses para a vacinação da população geral, em ordem decrescente de idade. Assim, o critério utilizado para aplicação da primeira dose passou a ser exclusivamente o da faixa etária, com exceção das gestantes, puérperas, profissionais de saúde e da educação e pessoas com comorbidades ou deficiência que porventura ainda não foram imunizadas.
Confira abaixo as regras de vacinação contra a covid-19 por faixa etária e dos grupos prioritários atendidos pela Prefeitura:
População acima de 35 anos de idade
Devem morar no município de Aparecida de Goiânia
Devem apresentar:
Locais de vacinação:
Sem necessidade de agendamento:
Por agendamento, pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:
Grávidas e puérperas
Devem morar no município de Aparecida de Goiânia
Devem apresentar:
Locais de vacinação:
Exclusivamente mediante agendamento, pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:
Trabalhadores da educação (acima de 18 anos)
Devem atuar município de Aparecida de Goiânia
Contempla:
Devem apresentar:
Locais de vacinação:
Sem necessidade de agendamento:
Por agendamento, pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:
Pessoas com comorbidades ou com deficiência (acima de 18 anos)
Devem morar no município de Aparecida de Goiânia
Contempla:
Devem apresentar:
Obs.1: Laudos médicos com validade máxima de até 01 ano.
Obs 2.: pessoas com síndrome de down não precisam apresentar laudo médico. Traços e características visíveis comprovam.
Obs. 3: Gestantes e puérperas com comorbidades também precisam apresentar prescrição médica.
Locais de vacinação:
Sem necessidade de agendamento:
Por agendamento, pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:
Obs.: Gestantes e puérperas exclusivamente via agendamento.
Comorbidades contempladas:
Doenças Neurológicas; Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 03; Hipertensãoarterial estágios 01 e 02 com lesão em órgão-alvo/ e /ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Volvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênitas no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardioimplantados; Doenças Cerebrovascular; Doenças Renal Crônica; Imunossuprimidos; Imunoglobinopatias graves Obesidade Mórbida; Síndrome de Down Cirrose Hepática.
Profissionais de saúde
Devem atuar ou morar no município de Aparecida de Goiânia
Contempla:
Indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde. Dentre eles, estão os profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação Física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (exemplos: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros).
Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (exemplos: programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras), funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (lML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.
Acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios também são contemplados mediante declaração de comprovação de estágio com período e local de atuação.
Devem apresentar:
Locais de vacinação:
Exclusivamente por agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:
Locais de vacinação:
Horário de funcionamento e endereços dos postos de 1ª e 2ª dose:
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)