Aparecida terá articulador do governo federal para fortalecer programa “Crack é Possível Vencer”

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 24 de fevereiro de 2016 – Aparecida de Goiânia foi contemplada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD/MJ) com um articulador de redes. O profissional será vinculado a SENAD/MJ, mas ficará responsável por intermediar estratégias de combate e prevenção de Álcool e Drogas no município em parceria com governos estadual e federal, além de participar da criação de políticas públicas voltadas para o enfrentamento do crack e outras drogas.

A contratação da SENAD/MJ está dentro do projeto “Crack, é possível vencer” que é uma iniciativa do governo federal e relaciona três grandes eixos: prevenção, cuidado e autoridade. O objetivo é promover ação integrada entre a União, Estados e Municípios para o enfrentamento das drogas, ações de prevenção, aumento da oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários e seus familiares.

O processo de contratação do articulador de redes foi feito pela SENAD/MJ, por meio de uma extensa análise de curricular. Foram avaliados quesitos como especialização, mestrado, doutorado, experiência em processos formativos e atuação na rede pública de saúde ou de assistência social, que oferecem atendimento relacionado a problemas com álcool e outras drogas. Dos 15 profissionais selecionados pela secretaria nacional, três foram escolhidos e encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para entrevista.

Os três candidatos, escolhidos pela SENAD/MJ, possuem formação em psicologia e estão sendo submetidos à entrevista final pela diretora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III), Carolina Fioravante e pela coordenadora de Urgência e Emergência da SMS, Elivaine Moreira, representando a secretária de Saúde Vânia Cristina Rodrigues. Ainda nesta semana, a SMS deve divulgar qual dos profissionais será o articulador de redes do município.

“A ideia do projeto é fortalecer as políticas públicas voltadas para rede municipal, que oferece tratamento e acompanhamento para pessoas que enfrentam problemas com álcool e outras drogas”, explicou a diretora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III), Carolina Fioravante.

Atualmente o município conta com quatro unidades que oferecem atendimento para esse público. O Centro de Atenção Psicossocial Alcool e Droga (CAPS AD III) no Nova Era, o CAPS II Bem Me Quer, que atende crianças e adolescentes, no setor Araguaia, Unidade de Acolhimento Infantil no setor Agroindustrial, além do Consultório na Rua, que oferece atendimento móvel no município.

A bolsa é firmada entre o articulador, SENAD/MJ e Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec). O prazo da bolsa é de 10 meses, podendo ser prorrogado por igual período, caso seja de interesse de todas as partes. O programa “Crack é possível vencer” foi criado pelo governo federal em 2010, por meio do decreto 7.179. Aparecida aderiu ao programa em 2013, que institui ainda o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, visando estratégias de prevenção, tratamento e reinserção social de usuários, além de combate ao tráfico de drogas.