A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde realizou no último sábado (28) a campanha da vacinação de cães e gatos em Aparecida. A vacinação é contra a doença da raiva, uma doença sem cura que pode levar à morte. A abertura da campanha foi na Praça da Matriz, no centro da cidade, e contou com a presença do secretario da Saúde do município, Paulo Rassi, e do Reitor da UFG, Edward Madureira Brasil.
A vacinação foi realizada em parceira entre a Prefeitura, Universidade Federal de Goiás UFG e Universidade Paulista UNIP, que possibilitou a mobilização de alunos do curso de Medicina Veterinária e voluntários para trabalhar no evento. Mais de 700 pessoas se envolveram diretamente na campanha, nos 132 postos de atendimento como escolas municipais, PETIs e UBSs.
A campanha teve inicio às 8 horas da manhã e permaneceu até as 17 horas. Foram vacinados mais de 56 mil cães e mais de 5 mil gatos. Segundo o professor de Doenças Infectológicas da Escola de Veterinária da UFG, Aires Manoel de Souza, Aparecida encontra-se imune da doença há vários anos.
“Aparecida não tem foco da doença há mais de 12 anos. A Todos os anos a prefeitura faz uma campanha eficiente para que a doença permaneça sob controle”, informou.
Durante a campanha, a Vigilancia em Zoonozes realizou ainda a distribuição de brindes e kits de ração. Quem perdeu a data e ainda não conseguiu vacinar seu animal, pode encontrar a vacina na Vigilância em Zoonoses, antigo Centro de Zoonoses, que fica na Rua Reno c/ Rua Rodeio Q 54, s/n, no Bairro Pontal Sul II.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)