Aparecida de Goiânia, 09 de dezembro de 2015 – O prefeito Maguito Vilela (PMDB) assinou na manhã desta quarta-feira (09), o Protocolo de Intenções para a construção do Complexo Logístico Industrial e Alfandegário (CLIA) de Aparecida. O documento foi oficializado entre Prefeitura e CRXMC Construções, no gabinete do prefeito. Com a assinatura do protocolo, a empresa fica responsável pela realização de estudos que demonstrarão a viabilidade técnica e econômica para implantação do empreendimento no município.
De acordo com o secretário de Governo e Integração Institucional Euler de Morais, no complexo alfandegário os produtos poderão ser armazenados, processados e encaminhados para a exportação, diretamente de Aparecida. “A Prefeitura dará todo suporte institucional e de infraestrutura que a empresa precisar. É um passo muito grande e que causará grande impacto na economia da cidade pela modelagem inovadora do projeto, pela visão integrada e pela concepção moderna de empreendimento empresarial e industrial”, destacou Euler de Morais.
Com a criação do Porto Seco, Aparecida abrigará um entreposto aduaneiro, ou seja, a cidade terá condições de importar, exportar e armazenar em recinto alfandegado, de uso público, com incentivos fiscais e controle da Receita Federal. “Atualmente quando empresas daqui querem exportar precisam mandar suas mercadorias para Santos, em São Paulo e os tributos são recolhidos lá. Com a criação do nosso porto seco, os tributos serão recolhidos pelo Estado e pela Prefeitura, assim teremos condições de investir oss recurso arrecados em áreas importantes como saúde, educação e infraestrutura”, salientou o secretário de Indústria e Comércio Ralph Vicente.
O presidente do grupo MC Construções Celco Narciso ressaltou a visão moderna da atual gestão. “Sabemos do potencial da cidade por isso faremos um projeto inovador, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram aqui, além de colocar Aparecida em um cenário muito melhor do que ela já se encontra”, garantiu o presidente que também desenvolve projetos de CLIA em Santa Catarina, no sul do País.
Ainda de acordo com a CRXMC Construções a previsão é de que os estudos básicos do projeto fiquem prontos em 90 dias. A pesquisa vai revelar o tamanho necessário da área e os custos totais para a viabilização do Complexo Industrial e Alfandegário. A Prefeitura de Aparecida vai avaliar a proposta da CRXMC Construções e posteriormente decidir como será feita a parceria para a construção do CLIA. “Pode ser uma Parceria Pública Privada (PPP). Tudo vai depender da viabilidade do projeto e dos custos”, acrescentou Ralph Vicente.
O CLIA será construído na área do Polo Logístico de Aparecida, próximo ao Complexo Prisional. A área do polo é de 1 milhão de 200 mil metros quadrados. Além disso, será anexado ao polo os 25% de área contínua correspondente ao espaço reservado para a Prefeitura do Complexo Industrial Metropolitano, que está sendo implantando no município sob administração do Estado. A área total será de 1 milhão e 700 mil metros quadrados. Todo o espaço abrigará um polo logístico/atacadista, hortigranjeiro e o CLIA.
O prefeito Maguito Vilela afirmou que a implementação do CLIA é muito importante para dar continuidade ao desenvolvimento econômico de Aparecida. “Estamos hoje formalizando e institucionalizando uma intenção que visa transformar o setor industrial de Aparecida. Melhorando a economia teremos receita e condições de investir ainda mais em projetos sociais, que beneficiam diretamente a população”, reiterou.
Maguito lembrou também que desde o início da atual gestão, Aparecida deu um salto no desenvolvimento econômico. “Aparecida apareceu no ranking da Revista Exame de outubro de 2015 como a 5° cidade brasileira com melhor desenvolvimento econômico, dentre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Estamos trabalhando desde o início e este reconhecimento é a prova de que nosso esforço está trazendo resultados positivos para a cidade”, comemorou Maguito.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)