Assistência Social inaugura novo CRAS no setor Serra Dourada

Por Ana Paula Moreira

3 de fevereiro de 2018

Foto: Jhonney Macena

Os moradores do setor Serra Dourada e região foram beneficiados com um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A solenidade de inauguração da sétima unidade do município, realizada na manhã deste sábado, 03, contou com a presença do Prefeito Gustavo Mendanha, acompanhado da primeira dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha demais secretários e vereadores, reuniu toda a comunidade local, secretários municipais e servidores.

“Essa região acompanha o desenvolvimento da cidade e a população não poderia ficar desassistida. A secretaria de Assistência Social tem trabalhado muito para garantir os direitos e as políticas públicas a todos e fez um compromisso de ficar mais próximo da população. Que a comunidade faça bom uso desse importante equipamento público” salientou o prefeito Gustavo Mendanha

O novo CRAS – Unidade VII, irá atender a região central da cidade que conta com 38 bairros. Essa novidade, foi comemorada pela dona de casa Maria José, que mora no setor Serra Dourada. Para ela, que aproveitou para renovar o Cadastro Único, a nova unidade vai facilitar a vida de quem procura pelos serviços da Assistência Social. “Agora ficou muito mais fácil de resolver a minha vida. Tenho uma filha pequena e com a correria do dia-a-dia ficava difícil ir até a secretária para organizar minha situação no CadÚnico. Fiquei quase um ano sem atualizar o meus dados e sem receber os benefícios. Mas agora com um CRAS aqui no meu setor não vou ter mais esse problema”, enfatiza.

A unidade social conta com salas de atendimento de assistentes sociais, psicológicos, pedagogos e orientador social, além do departamento de CadÚnico/Bolsa Família,  e uma brinquedoteca. “Aqui terá uma equipe técnica qualificada para atender a todos e prestar o melhor serviço à comunidade. Nossas portas estarão abertas a partir desta segunda-feira, 5” disse Gilmar Pacheco, novo coordenador da unidade.

Proximidade – A nova unidade do CRAS faz parte do projeto de ampliação e melhorias da nova gestão. “Esse CRAS foi implantado no setor Serra Dourada depois de intensos estudos e pesquisa junto à vigilância sócio-assistencial, onde mostra a vulnerabilidade social. Essa região estava sem a cobertura da secretaria, por isso decidimos por trazer ao setor essa nova unidade, que vai beneficiar toda a região central do município, na aplicação das políticas públicas sociais e fazendo um trabalho junto a comunidade para prevenção e garantia de seus de direitos”, explicou Mayara Mendanha, primeira dama e secretária de Assistência Social. Outra unidade, no setor Madre Germana está prevista para ser entregue ainda este ano.

CRAS – Os Centros de Referência de Assistência Social estão localizado em áreas de vulnerabilidade social e tem como objetivo fortalecer a convivência com a família e a comunidade, fazendo assim um trabalho preventivo. Permite que a população da região tenha acesso aos serviços, programas, benefícios e projetos da assistência social.

Nestas unidades faz-se o acompanhamento de gestantes, crianças e adolescentes, jovens, mulheres e idosos. Além dos atendimentos de pessoas inseridas no cadastro único, bolsa família e BPC( Benefício de Prestação Continuada) são realizadas oficinas artesanais, rodas de conversas entre outras atividades. Alguns temas que são trabalhados são: trabalho infantil, violência doméstica, acessibilidade, vida saudável na terceira idade entre outros.

“O Centro de Referência serve para fortalecer o vínculo familiar e com a comunidade. Assiste a família para garantir que os direitos não sejam violados. Também serve como um centro de apoio, para levar as reinvindicações não só para a secretaria de assistência Social mas também para outras pastas” destaca Mayara Mendanha.

Assistência Social Itinerante

Na ocasião, também foi realizada a 3ª edição do Assistência Social Itinerante, projeto que leva diversos serviços gratuitos à população. Diversos atendimentos e encaminhamentos da Secretaria de Assistência Social, serviços de outras secretarias também foram realizados como atendimento odontológico, confecção de passaporte do idoso, passe livre e etc. Além dos demais serviços, as centenas de pessoas que compareceram ao evento contaram ainda com espaço de beleza, recreação infantil e doação de mudas.