Assistência Social realiza 1º Mutirão do Cadastro Único entre os dias 09 e 13 de abril

Por Rackel Vieira

3 de abril de 2018

Por Rackel Vieira

3 de abril de 2018

Foto: Divulgação/Semas

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realiza na próxima semana, de segunda (9) a sexta-feira (13), a primeira edição do programa “Mutirão do Cadastro Único”. A ação acontecerá das 8h às 17h, sem intervalo de almoço, no salão 2 do Centro de Cultura e Lazer José Barroso, situado na Rua Gervásio Pinheiro, Residencial Village Garavelo. O objetivo do mutirão é dar orientações, realizar a inclusão no Cadastro Social do Governo Federal, além de atualizar os dados de pessoas já inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que estão com informações desatualizadas.

Segundo a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, a ação visa, principalmente, cadastrar idosos e deficientes no CadÚnico para garantir a eles o Benefício da Prestação Continuada (BPC). “Temos dificuldade em alertar esse público, especialmente o público do BPC, sobre os riscos de não atualizar seus dados ou efetivar seu cadastro. Ao longo do ano os servidores da secretaria têm buscado essas pessoas por meio de envio de comunicados, ligações e visitas, porém, as vezes, perdemos o contato de muitos. Por isso criamos o mutirão que tem como objetivo mobilizar toda população a fim de alcançar o máximo de pessoas para que não sejam prejudicadas”.

De acordo com Mayara, Aparecida possui atualmente 34.380 famílias registradas no Cadastro Único e um déficit de mais de sete mil pessoas entre idosos e deficientes que precisam serem incluídas. “Ao todo 4.432 deficientes e 3.232 idosos devem ser alcançados por este mutirão para que não percam seus benefícios. Antes não era obrigatório estar no CadÚnico para receber o BPC, que é um benefício assistencial de um salário mínimo ao idoso e à pessoa com deficiência, agora se o usuário não estiver incluído neste cadastro o benefício poderá ser suspenso pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)”, explicou.

É por meio do CadÚnico que as pessoas podem participar de benefícios e programas do  Governo Federal como Bolsa Família, Programa de Habitação Minha Casa Minha Vida, ID Jovem, Carteira do Idoso, e também adquirir descontos em energia, telefone e isenção na taxa de concurso público e ENEM. Para a inscrição no Cadastro Único, os interessados devem comparecer ao Centro de Cultura entre os dia 09 e 13 de abril, com documentos pessoais e familiares que residem na mesma casa. Tais como certidão de nascimento ou casamento; RG e CPF; carteira de trabalho, último comprovante de renda (contra-cheque se tiver de carteira assinada ou se for servidor público); título de eleitor; declaração escolar do ano atual dos estudantes da residência; comprovante de endereço em nome de algum membro da família.

Assunto: Assistência Social realiza 1º Mutirão do Cadastro Único

Data: 09 a 13 de abril (segunda à sexta)

Horário: Das 8h às 17h

Local: Centro de Cultura e Lazer José Barroso (sala II) – Rua Gervário Pinheiro, Residencial Village Garavelo, Aparecida de Goiânia – GO.

Entrevistado: Mayara Mendanha – Secretária de Assistência Social (contato: Secom – 3545 6098 // 3545 9904)