Por Rackel Vieira

Por Rackel Vieira

1 de novembro de 2018

Foto: Jhonney Macena

Com o objetivo de dar orientações, realizar a inclusão no Cadastro Social do Governo Federal, e atualizar os dados de pessoas já inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que estão com informações desatualizadas, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realiza a 2ª edição do programa “Mutirão do Cadastro Único”. A ação acontecerá das 8h às 17h, dos dias 05 a 09 de novembro, sem intervalo de almoço, no salão 2 do Centro de Cultura e Lazer José Barroso, situado na Rua Gervásio Pinheiro, Residencial Village Garavelo.

De acordo com dados da secretaria, Aparecida possui, atualmente, 34.258 famílias registradas no Cadastro Único e um déficit de aproximadamente 10 mil famílias que precisam ser incluídas. “O primeiro mutirão foi muito importante pois conseguimos diminuir significativamente esse déficit, mais ainda restam muitas pessoas a serem incluídas. Além dessas famílias, cerca de 3.700 deficientes e 2.072 idosos devem ser alcançados por este mutirão para que não percam seus benefícios”, destacou a coordenadora do Cadastro Único de Aparecida, Yohana Oliveira.

Segundo a coordenadora, a principal intenção é cadastrar idosos e deficientes no CadÚnico para garantir a eles o Benefício da Prestação Continuada (BPC). “Antes não era obrigatório estar no CadÚnico para receber o BPC, que é um benefício assistencial de um salário mínimo ao idoso e à pessoa com deficiência. Até o final do ano se o usuário não estiver incluído neste cadastro o benefício poderá ser suspenso pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou também aquele que vai requerer a partir do próximo ano poderá ser impedido de receber”, explicou.

A atualização dos dados é necessária, pois é por meio do CadÚnico que as pessoas podem participar de benefícios e programas do  Governo Federal como Bolsa Família, Programa de Habitação Minha Casa Minha Vida, ID Jovem, Carteira do Idoso, e também adquirir descontos em energia, telefone e isenção na taxa de concurso público e ENEM.

Para a inscrição no Cadastro Único, os interessados devem comparecer ao Centro de Cultura entre os dia 05 e 09 de novembro, segunda a sexta-feira, com documentos pessoais e familiares que residem na mesma casa. Tais como certidão de nascimento ou casamento; RG e CPF; carteira de trabalho, último comprovante de renda (contra-cheque se tiver de carteira assinada ou se for servidor público); título de eleitor; declaração escolar do ano atual dos estudantes da residência; comprovante de endereço em nome de algum membro da família.

Serviço

Assunto: Assistência Social realiza 2º Mutirão do Cadastro Único entre os dias 5 e 9 de novembro

Data: 5 a 9 de novembro (segunda à sexta-feira)

Horário: Das 8h às 17h (sem interrupção para almoço)

Local: Centro de Cultura e Lazer José Barroso (sala II) – Rua Gervário Pinheiro, Residencial Village Garavelo, Aparecida de Goiânia – GO.