Assistência social realiza cadastro no CadÚnico durante Prefeitura em Ação

Por Elzenúbia Moreira

6 de outubro de 2017

Foto: Claudivino Antunes

Para participar dos projetos sociais do Governo Federal, Estadual e Municipal, as famílias de baixa renda precisam se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico). O cadastro serve de fonte para mais de vinte programas, que utilizam os dados do formulário para conceder benefícios como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, isenção de taxas em concursos públicos e Enem, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso, a aposentadoria, o Passe Livre para pessoas com deficiência, Identidade Jovem, entre outros.

Durante a 4ª edição do Prefeitura em Ação, realizada na região do Cidade Livre nesta sexta e sábado, a Secretaria de Assistência Social (Semas) está com equipe no local para realizar atualização de dados, transferência de municípios e novos cadastros. Segundo a Semas, Aparecida de Goiânia possui 37.520 pessoas inscritas no CadÚnico, dentre elas 10.927 recebem benefícios sociais. Os números são de agosto de 2017.

Devido a abrangência e extensão da região, a Diretora do CadÚnico e Bolsa Família Roseli Silveira acredita que centenas de pessoas procurem pelo serviço e alerta sobre a importância dos beneficiários manter os dados atualizados a cada dois anos sob risco de ser excluído dos programas sociais. “Se o cadastro não for atualizado e o titular estiver inscrito no Bolsa Família, por exemplo, ele poderá ter o benefício suspenso, bloqueado e até cancelado”, enfatizou.

A manicure Islene de Moura Rabelo, 20, compareceu ao espaço na tarde desta sexta-feira, 6, para se inscrever no CadÚnico. Desempregada e morando de aluguel, Islene pretende agora participar de diversos programas sociais no município como habitação, desconto na tarifa de energia e para conseguir vaga na creche para sua filha Laura, de 8 meses. “Quero muito conseguir uma vaga para ter tempo livre para trabalhar. Minha carteira de trabalho nunca foi assinada”, relatou.

No município, diversos benefícios são ofertados exclusivamente para famílias inscritas. Por exemplo, 70% das vagas para os CMEIs da cidade são para beneficiárias do Bolsa Família. Para atualizar os dados no CadÚnico, o responsável pela família, preferencialmente que seja uma mulher, tem de apresentar CPF ou título de eleitor. É importante também, mesmo que não seja obrigatória, a apresentação de um comprovante de residência, a fim de facilitar o cadastro.