Atendimentos da UPA Brasicon serão interrompidos para reforma a partir desta quarta, 09

8 de agosto de 2017

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, do setor Brasicon, interromperá os atendimentos a partir desta quarta-feira (09) por conta da reforma na unidade. A readequação foi iniciada no dia 1° de julho, desde então, os serviços estavam funcionando parcialmente, mas por recomendação do Ministério Público Estadual, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), decidiu pela interrupção total dos atendimentos.

Portanto, a partir de amanhã (09), para atendimentos em casos de urgência e emergência, os pacientes devem procurar as outras unidades do município, tais como a UPA do Parque Flamboyant, UPA Buriti Sereno, Cais Nova Era ou Cais Colina Azul. Essas unidades estão dando suporte à população durante a reforma da Brasicon.

A ideia inicial da SMS era interromper totalmente os atendimentos na unidade, durante cerca de 120 dias, período estimado da reforma, por considerar o ambiente insalubre para os usuários da unidade. Contudo, atendendo à mobilização da população e dos vereadores, o prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Saúde Edgar Tollini mantiveram parte dos atendimentos na unidade.

A recomendação do Ministério Público para interrupção total, feita no dia 02 de agosto, levou em consideração o relatório de Inspeção da Vigilância Sanitária de Aparecida, Resolução n° 63 de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Saúde e Portaria 2616 do Ministério da Saúde, que prevê controle de infecções hospitalares, além da legislação de segurança do paciente. Os atendimentos de enfermaria, estabilização e emergência psiquiátrica já tinham sido transferidos para UPA do Parque Flamboyant desde o início da reforma.

Deslocamento – Uma ambulância sanitária ficará na unidade para realizar transporte de pacientes que não possuem condições de se deslocarem para as outras unidades. A SMS também vai priorizar uma base descentralizada do SAMU para a UPA Brasicon para o deslocamento de casos mais graves. Uma placa está sendo fixada em local visível com todas as informações pertinentes aos usuários.

O secretário de Saúde de Aparecida faz questão de destacar que tudo está sendo feito com planejamento, logística e comunicação para que a população não fique desassistida. “Estamos fazendo tudo de forma ordeira e reorganizando fluxos de atendimento. Portanto a população não ficará desassistida em nenhum momento durante a reforma, que veio para melhorar o atendimento aos usuários”, destaca Edgar Tollini.

Histórico – A UPA do setor Brasicon foi inaugurada em maio de 2012, ou seja, completou cinco anos de funcionamento este ano e por isso a necessidade de readequação. Segundo o departamento de Engenharia e Arquitetura da (SMS) as áreas interna e externa da unidade serão reformadas, contemplando, dentre outros, a parte hidrossanitária, parte elétrica, as instalações dos aparelhos de ar condicionado, cobertura da unidade, revestimento do piso e infiltrações crônicas no teto e nas paredes.