Atletas de Aparecida irão disputar Sul-Americano de Jiu-Jítsu no fim de semana

Por Rodrigo Augusto

29 de fevereiro de 2024

Foto: Divulgação

Incentivo público assegura participação de representantes da cidade em competições nacionais e internacionais

Cinco atletas de Aparecida de Goiânia irão participar do Sul-Americano de Jiu-Jítsu, no Rio de Janeiro, no sábado,2, e domingo, 3.  Kauan Augusto, Lucas Braz, Rian Sampaio e Flávio Kunert são alunos do professor Kleiton de Oliveira, que também vai competir em busca do tricampeonato na categoria faixa preta pesadíssima GI sem pano.

Três dos cinco atletas que irão representar a cidade no Sul-Americano integram projeto social Fortalecendo Vidas, no Jardim Nova Era. A iniciativa recebe apoio da Prefeitura de Aparecida, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Semel). Outros dois são alunos da Iniciação Esportiva, que mantém várias atividades no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) Orlando Alves Carneiro, na Cidade Vera Cruz.

Há duas semanas, os atletas foram recepcionados pelo prefeito Vilmar Mariano na Cidade Administrativa Maguito Vilela. Durante o encontro, o gestou conheceu um pouco da história de cada atleta e também incentivou cada um deles a continuar se dedicando ao esporte.

“São meninos fantásticos que se esforçam para vencer na vida. O esporte tem essa função de transformar as pessoas, ensina muita coisa, melhora a autoestima de quem prática. Tenho certeza que nossa equipe vai voltar do Rio de Janeira com medalhas na bagagem”, enfatizou confiante.

A preparação da equipe começou há um ano, conforme explica o professor da equipe e também atleta, Kleitinho de Oliveira. “Estamos focados nessa competição desde que participamos do Sul-Americano do ano passado. Trabalhamos todos os dias em dois períodos e estamos confiantes que iremos conquistar bons resultados”, aponta.

Para fazer bonito na Cidade Maravilhosa, a equipe aparecidense recebeu apoio integral da administração municipal. Todos os cinco competidores são beneficiários do Aparecida Compete. O programa da Semel assegura repasse financeiro para o custeio de inscrições, transporte, hospedagem e alimentação de atletas de alto rendimento em competições regionais, nacionais e internacionais.

“Não fosse a ajuda da prefeitura, através do Aparecida Compete nós não iriamos participar do Sul-Americano de Jiu-jítsu, no Rio de Janeiro. Agradecemos muito porque recebemos todo suporte necessário para representar nossa cidade”, lembra o treinador.

Kaun Augusto, 15 anos, enumera os benefícios do esporte em sua vida. “Pratico jiu-jítsu há um ano e meio e desde que comecei a praticar o esporte minha vida mudou drasticamente. Fiquei mais focado nos meus objetivos, passei a levar um estilo de vida mais saudável. Hoje, o jiu-jítsu representa saúde, força, equilíbrio e foco, pois ajudou a moldar meu caráter, meu físico e meu emocional”.

Gerfeson Aragão, secretário de Esporte, sublinha que o Aparecida Compete foi um divisor de águas para dezenas de atletas. “Antes nossos competidores precisam fazer vaquinha para comprar uma passagem ou vender uma moto ou outro bem qualquer para custear a participação em grandes torneios. Hoje, o atleta de alto rendimento sabe que existe recursos para que ele possa comprar a passagem, se hospedar e se alimentar. Isso, sem dúvida, representa segurança para que ele se dedique e busque o melhor resultado. Já tivemos atletas nos Estados Unidos, Espanha, Argentina, Chile e vários outros países”.

Atletas

•  Kauan Augusto

Categoria: Faixa Branca Leve GI (com Pano),      NoGI ( sem Pano);

• Flavio Kunert

Categoria: Faixa Branca Médio GI (com Pano), NoGI ( sem pano);

• Rian Sampaio

Categoria: Faixa Azul Super-pesado GI (com Pano), absoluto GI;

• Lucas Braz

Categoria: Faixa Branca Meio-pesado GI (com Pano), NoGI (sem Pano)

Tricampeonato

O professor Kleitinho vai ao Rio de Janeiro com duas missões. Na primeira delas, vai cuidar dos atletas de sua equipe repassando orientações para que eles possam alcançar bons resultados no Sul-Americano. Depois, vai entrar no tatame em busca do tricampeonato sul-americano. Ele vai lutar nas categorias faixa preta pesadíssima GI (com Pano), NoGi (sem pano) e na absoluta (sem pano).