Audiência Pública discute novo Plano Diretor de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Fabiano Araújo - Secom

Aparecida de Goiânia, 05 de dezembro de 2014 – A Prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio da Secretaria de Planejamento do município realizou nesta sexta-feira, 05, mais uma audiência pública para a discussão do novo Plano Diretor do município. A audiência foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença dos secretários Afonso Boaventura (Planejamento), Jório Rios (Regulação Urbana), Valdemir Souto (SMTA) e Ronnie Barbosa (Habitação), empresários e entidades.

Segundo o secretário de Planejamento, Afonso Boaventura, o objetivo do evento é o de elaborar o Plano Diretor  com o apoio e indicações da população e sociedade organizada.  “O conjunto de leis do Plano deve ser pensado junto com a população. Queremos fazer um plano participativo, realizando audiências com vários segmentos da sociedade civil e entidades de todas as regiões da cidade”, frisou.

Nesta sexta-feira a Ambiens apresentou o esboço do novo Plano Diretor que dividiu a cidade em 10 macrorregiões, sendo elas: Alto Paraíso, Buriti Sereno, Papillon Park, Cidade Livre, Garavelo, Vila Brasília, Santa Luzia, Expansul, Centro e Retiro do Bosque. E ainda ouviu opiniões dos presentes na Câmara sobre áreas como a mineração e habitação.

Na ocasião, a Diretora da Ambiens, Daniele Regina Pontes, falou o que norteou o novo Plano Diretor do município. “Focamos na questão da mobilidade e a paisagem urbana de Aparecida. E ainda buscamos elaborar um plano pautado na desburocratização da legislação e assim levar mais benefícios para os aparecidenses”, declarou a diretora ao apresentar o projeto.

Para a elaboração do novo Plano Diretor de Aparecida, que planeja a cidade para os próximos 10 anos, foram realizadas diversas audiências públicas para a elaboração do diagnóstico e então para a concretização dos cenários da cidade no futuro. Segundo o secretário, o foco foi desenvolver um projeto participativo, mas ele afirma que a cidade é muito dinâmica e pode ser que algo que foi pensado para 10 anos aconteça em apenas cinco anos.

“A previsão de finalização e entrega na Câmara é para o mais breve possível. Agora aguardamos apenas a aprovação do Plano de Manejo da Serra das Areias. É necessário observar todas as esferas, pois o último plano diretor foi feito em 2002 e de forma totalmente irresponsável. Agora trabalhamos a cidade de forma sustentável e com responsabilidade. Dando fluidez e interligando os bairros do município, deixando a cidade com cara de cidade”, declarou o secretário Afonso Boaventura.

Plano Diretor – A Ambiens, empresa que tem contrato com a prefeitura até 2015, é de Curitiba e elaborou então o novo Plano Diretor do município. O plano tem um texto único que será regido por dois itens fundamentais: mobilidade urbana e desenvolvimento econômico. O Plano será pragmático e responderá o principal questionamento feito pela população, que pedia uma cidade mais aprazível. O Plano Diretor foi revisado ainda com base o crescimento acelerado da cidade. A sociedade pode continuar participando da elaboração do Plano Diretor no site http://pdaparecida.com.br.