Avenida Independência em Aparecida ganha iluminação toda em LED

Por Lígia Mariani

28 de junho de 2023

Foto: Claudivino Antunes

Na noite desta terça-feira, 27, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Aldivo Araújo, inauguraram oficialmente a iluminação de LED da Avenida Independência, no setor Central. A solenidade foi realizada no trecho da Avenida que fica no Parque da Família.

“Essa é a quarta região que recebe a nova iluminação de led que em breve estará em toda cidade como já fizemos na Guiraupya, conhecida como Chuchuzal, na V-5 e ali no Cruzeiro do Sul. Uma tecnologia que reduz custos e aumenta a segurança para nossos moradores”, discursou o prefeito Vilmar Mariano, ao lado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana

A iluminação foi implantada do Centro até o Setor Colina Azul. O projeto foi executado com recursos próprios da administração municipal e segundo a Diretoria de Iluminação Pública da SDU de Aparecida de Goiânia, a Avenida Independência recebeu 189 novas luminárias, que foram instaladas ao longo dos 6 quilômetros da via.

Foto: Claudivino Antunes

A ação contempla também a troca de todos os braços para suportar o novo tipo de luminária. O investimento foi de R$ 238.140,00.

“As lâmpadas de LED instaladas na avenida garantem uma maior cobertura na iluminação com menor custo, já que as luminárias são mais econômicas, tanto no consumo quanto na manutenção. Por isso a intenção é levar para todo município esse benefício “, frisou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Aldivo Araújo.

Para o vereador Vercelino Amendoim, essa é uma conquista para todo municipio. “O prefeito tem uma visão única, e está transformando Aparecida. Eu como cidadão fico muito satisfeito em ver a cidade tão bonita e como vereador fico contente em saber que tem benefícios econômicos chegando para a cidade”, salientou ele durante a solenidade.

Ivani Imidio Antunes, ex-vereador e morador do setor central agradeceu o benefício. “Faço caminhada quase todos os dias aqui e é importante demais uma iluminação que nos dê segurança. Além de ficar bem mais bonito visualmente”, comentou.

ILUMINAÇÃO

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, através de Parceria Público Privada (PPP), vai trocar todo o sistema de iluminação pública do município, substituindo lâmpadas fluorescentes e incandescentes por luminárias LED. A tecnologia apresenta uma série de vantagens para população beneficiada e também para o município, como eficiência energética – produz mais luz (lúmens) por watt consumido, redução entre 50 e 80 % quando comparado a tecnologias tradicionais, menor custo de manutenção, durabilidade, entre outros.Além das lâmpadas, serão trocados todos os componentes que geram a iluminação noturna como fiação, postes e hastes.

Presenças

Participaram do lançamento, o vereador Vercelino Amendoim e os secretários, Marlúcio Pereira (Articulação Política),Luíz Maronezi, (Companhia de Desenvolvimento de Aparecida), Divino Eterno (Educação), Eudenir de Souza Neves (Tia Deni -Políticas Públicas para as Mulheres), Felismar Antônio Martins (Indústria e Comércio), Sérgio Carvalho (Secretário executivo SMTA)e Roberto Cândido (Segurança Pública)