Balanço 2014 – Secretaria Municipal de Educação comemora resultados

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 13 de novembro de 2014 – O ano de 2014 será marcado pelos diversos benefícios conquistados pela população de Aparecida de Goiânia. A Secretaria Municipal de Educação (SME) foi uma das pastas em que os investimentos se concretizaram neste ano e a destinação de verbas e recursos vêm transformando a realidade do ensino público municipal. O secretário Domingos Pereira fez um balanço com as principais informações sobre os projetos da SME executados ao longo de deste ano e também as principais conquistas.

Expansão de vagas

Para Domingos Pereira – que é professor – das diversas vitórias conquistadas pela população neste ano, uma das principais foram os 04 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI): Geralda Ribeiro de Melo (Garavelo), Olaídes Bonifácio da Silva (Serra Dourada III), Professora Vinovita Guimarães da Silva (Papillon Park) e Leotério Dias Machado (Jardim Tiradentes).

“Assim que chegarem os mobiliários entregaremos outros quatro CMEIs, nos bairros Jardim Maranata, Residencial Araguaia, Jardim Bonanza e Vila Delfiore. Somando estas novas vagas com as que já foram entregues no decorrer do ano, cerca de mil novas vagas estarão disponíveis para o ano de 2015” – completa o secretário.

Outros 12 Cmeis deverão ser entregues ainda no início do ano letivo de 2015, beneficiando assim um número ainda maior de crianças e até 2016, segundo o secretário, todos os 43 Cmeis ficarão prontos e assim proporcionar educação e ensino de qualidade desde a primeira infância.

Valorização dos profissionais

O ano de 2014 foi muito importante para os profissionais de Educação do município de Aparecida de Goiânia. Em 21 de outubro deste ano, o prefeito Maguito Vilela promulgou a Lei Complementar nº 59 que institui o Plano de Cargos e Salários de funcionários administrativos da SME, uma bandeira histórica para a categoria.

Domingos Pereira conta que esta aprovação valoriza os profissionais tanto pela profissão quanto pelo tempo de serviço. “Uma das maiores conquistas foi a instituição da Gratificação por Titularidade, que varia de 5 a 30% para servidores que tenham realizado cursos com carga entre 180 e 1.800 horas” – detalha o professor.

A Lei Complementar extingue algumas funções que nunca fizeram parte das atribuições do quadro de servidores da secretaria. Ele explica que estes cargos eram remanescentes de servidores oriundos de outras secretarias e que esta diferença salarial acabava criando indisposição entre os demais funcionários da secretaria.

Com a instituição do Plano de Cargos e Salários os funcionários têm um prazo de 120 dias para optar por outra função. “Após a escolha e, também, findada a vinda de servidores de outras secretarias, acabamos com rumores sobre supostos privilégios. O que já era transparente ficará ainda mais. Além disto, chamaremos cerca de 3 mil professores aprovados no último concurso” – afirma o secretário.

Aumento dos indicadores

O secretário Domingos Pereira comemora o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) conquistado pela maioria das escolas do município e o fato de uma delas, a Escola Municipal Andréia Ferreira Barbosa, localizada no Jardim Helvécia, ter conquistado com antecedência a meta de 6,0 estipulada para o ano 2021.

“O MEC estipulou esta meta do Ideb para todas as escolas da rede pública de Educação Básica. Cada escola teve a liberdade de planejar suas próprias metas intermediárias para cada dois anos, desde que cumprissem o objetivo de conquistar a nota 6,0 até o ano de 2021. Estas conquistas demonstram que estamos no caminho certo”.

Mais Esportes

A superintendente de Educação, Vânia França, salienta também que a prática de esportes sempre recebe bastante incentivo. Os Jogos Escolares do Município de Aparecida de Goiânia (Jemag), que estão em sua segunda edição, começaram em junho deste ano e se encerram no dia 04 de dezembro de 2014 com atividades que vão desde o futebol soçaite ao atletismo.

Ela lembra que foram construídas 12 novas quadras poliesportivas, iluminadas e com vestiários no setor Jardim Paraíso. “Os alunos das escolas municipais Manoel Cabral e Torre Prometida foram beneficiados, bem como os da Escola Municipal Camila Scaliz Figueiredo, no setor Expansul, cuja antiga quadra também foi reformada e ampliada” – lembra Vânia.

Segurança

Domingos destaca no balanço de 2014 a instalação das câmeras de videomonitoramento em todas as unidades educacionais do município de Aparecida, como sendo outra conquista histórica para a comunidade escolar. “Já foi o tempo em que nossas escolas e CMEIs eram assaltados diariamente. As Câmeras agora garantem segurança para os pais, alunos e servidores da Educação” – pontua o secretário. As câmeras são conectadas 24 horas por dia com a Central de Videomonitoramento e é acompanhada pelas equipes da Guarda Civil Municipal.

Gestão democrática

Para finalizar, o professor lembra a toda a comunidade escolar que no dia 28 de novembro acontecem as eleições diretas para diretores das unidades educionais de Aparecida. “O prefeito Maguito assumiu o compromisso de campanha e, com muita honra, o projeto de Gestão Democrática nas Escolas, uma antiga bandeira da categoria, foi o primeiro enviado à Câmara Municipal pelo Executivo, em 2009”, conclui Domingos Pereira.