Banco de Alimentos de Aparecida atenderá famílias e entidades com parceria do Ceasa

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 02 de dezembro de 2015 – O prefeito Maguito Vilela recebeu na manhã desta quarta-feira (02) o presidente das Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa) Edvaldo Cardoso e o assessor do órgão José Carlos Lopes. Em pauta, a formalização da parceria entre Ceasa e Prefeitura para o abastecimento do Banco de Alimentos de Aparecida, que será implantado no município em 2016.

O Banco de Alimentos de Aparecida será vinculado à Secretaria de Assistência Social. O espaço fica no Polo Empresarial de Aparecida. A Prefeitura já possui a área e o galpão construído no local passará por reforma e readequação. O processo está na Procuradoria Geral do Município e depois será encaminhado para Licitação. A previsão de início das obras é para janeiro de 2016.

Paralelo a isso, Prefeitura e Ceasa firmarão protocolo de intenções para institucionalizar a parceria. “O Ceasa fornecerá verduras e frutas para o Banco de Alimentos do município já que de 125 toneladas que disponibilizamos para doação, mais de 9 mil toneladas ainda vão para o lixo. Quando fazemos parcerias, aproximamos as doações do usuário e evitamos o desperdício”, destacou o presidente Edvaldo Cardoso.

O prefeito Maguito Vilela colocou sua equipe a disposição e garantiu que dará prioridade para a formalização imediata deste protocolo de intenções com o Ceasa. “É uma parceria muito boa para o município porque vamos beneficiar muitas famílias e entidades que necessitam, além de evitar que bons alimentos vão para o lixo, em um país que muitas pessoas ainda passam fome”, salientou Maguito.

Segundo o assessor do Ceasa a instituição disponibiliza 125.295 quilos no seu Banco de Alimentos para doação. Deste total, 98.216 quilos vão para famílias e entidades, 17.826 são fornecidos para animais e 9.253 quilos acabam perecendo e vão para o lixo. “Podemos fornecer esse excesso para Aparecida e entidades da cidade antes que os alimentos estraguem para evitar desperdício de alimentos”, lembrou José Carlos Lopes.

Aparecida terá Banco de Alimentos

O secretário de Assistência Social José Ribamar contou que o Banco de Alimentos de Aparecida terá cozinha industrial e duas câmaras frias. “Teremos um espaço para armazenamento, processamento, seleção e distribuição. O galpão doado por empresas do polo empresarial será reformado e readequado para atender a população”, explicou Ribamar.

De acordo com o superintendente de Segurança Alimentar Gesiel Alves a parceria com o Ceasa será fundamental. “Vamos poder distribuir os alimentos fornecidos pelo Ceasa para entidades do município. Aqueles alimentos que estiverem muito maduros, como o tomate por exemplo, nossa cozinha industrial terá capacidade para processar esse tipo de alimento e transformá-lo em polpa, reaproveitando o máximo para evitar desperdício e atender quem precisa”, acrescentou.

Ainda segundo o superintendente, o Banco de Alimentos será construído com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social e contrapartida da Prefeitura. O município também fará parcerias com empresas privadas. “Vamos oferecer algum tipo de incentivo fiscal para empresas que doarem alimentos para o Banco. É uma alternativa que visa mobilizar as empresas do município”, destacou Gesiel Alves.

O secretário de Governo e Integração Institucional lembrou que a parceria com empresas privadas contribui bastante para o abastecimento do Banco. “Na gestão do Maguito quando era governador tivemos uma experiência parecida. Conseguimos parcerias com grandes indústrias que doaram, além de produtos in natura, produtos enlatados e outros. Assim creches, entidades sociais e várias instituições foram beneficiadas”, relatou Euler de Morais.