Banda de Percussão de Aparecida de Goiânia ganha Campeonato Nacional

Por Rackel Vieira

27 de dezembro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

A Banda de Percussão do Centro Juvenil Padre Giovanni Pini, foi vencedora do XXV Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras. O concurso foi realizado na capital de Pernambuco, em Recife, nos dias 24 e 25 de novembro, onde bandas das mais diversas cidades do Brasil estiveram competindo. A participação do grupo no campeonato contou com o apoio da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social. Em sinal de agradecimento à atenção da administração municipal, a banda fez questão de mostrar o troféu para o prefeito Gustavo Mendanha e homenageá-lo com uma apresentação musical em seu gabinete na manhã desta quinta-feira, 27. “Eu fico muito feliz e orgulhoso de vocês. Parabéns à todos por terem representado tão bem a nossa cidade e terem trago mais um troféu para Aparecida”, destacou o prefeito.

Além de vencer o XXV Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, realizado em novembro, só em 2018, a Banda de Percussão de Aparecida conquistou o primeiro lugar no Concurso Estadual Federação Goiana de Fanfarras e Bandas, e a terceira colocação no IV Campeonato Goiano de Bandas e Fanfarras. O integrante da banda, Fernando Thiago Quixaba, 17, faz parte do grupo musical há três anos e ele lembra o quanto foi almejado essas conquistas. “Quando eu comecei não tínhamos nem os instrumentos completos, fazíamos algumas apresentações apenas dentro do nosso município, mas agora conquistamos medalhas e troféus importantíssimos. Estou muito feliz em fazer parte disso tudo”, comemorou.

Segundo o maestro da banda campeã, Misael da Silva Oliveira, o Campeonato Nacional tem o objetivo de estimular a criação de bandas e fanfarras, promover o intercâmbio entre os integrantes, mediante competições, incentivar as corporações musicais, o aprimoramento de métodos e técnicas artísticas, bem como contribuir para o desenvolvimento do espírito de corporação, autodisciplina e civismo, necessários à formação integral do cidadão. “O resultado é fruto de muitos ensaios, dedicação e empenho. É por meio dessas competições, que as crianças aprendem a ter disciplina, respeito, desenvoltura, fazer amizades saudáveis”, ressaltou.

De acordo com o secretário interino de Assistência Social, José Nelis, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia ofereceu o suporte para a participação dos aparecidenses, como a alimentação adequada aos participantes, traslado, alojamento e/ou outras instalações para comodidade dos participantes, ainda que em breve estadia. “Mesmo sendo um campeonato de nível nacional, o patrocínio para a banda competir, partiu somente da administração municipal. A partir daí a gente nota que nosso município investe tanto em infraestrutura da cidade mas também em cultura, principal objetivo de formação de um bom cidadão”, disse.

Ele explica ainda que a instituição que formou a banda, o Centro Juvenil Padre Giovanni Pini, é ligada à secretaria e recebe todo apoio necessário para seu funcionamento. “Nós entendemos que é muito importante estimular a cultura e a música na vida de crianças e adolescentes, principalmente nas que moram em regiões mais carentes do município. E esse é o papel do poder público, incentivar isso para afastá-las do caminho das drogas e da criminalidade ”, pontuou José Nelis.