Beneficiários do Bolsa Família terão prioridade nas novas vagas da rede escolar de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 10 de dezembro de 2014 – Os beneficiários do Bolsa Família, inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, terão 70% das novas vagas da rede municipal de ensino reservadas a partir de 2015. A proposta foi aprovada pelo prefeito Maguito Vilela na manhã desta quarta-feira (10) durante reunião com o secretário de Educação Domingos Pereira, a juíza de Direito de Aparecida Stefania Fiúza e membros da Conselho da Criança e do Adolescente.

“Nosso objetivo é atender a demanda do município, priorizando famílias de baixa renda, que mais precisam dos serviços públicos”, contou o Domingos Pereira. A decisão atende critérios estabelecidos pela comissão formada por membros da Secretaria de Educação, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e judiciário.

É importante ressaltar que os alunos veteranos terão suas vagas garantidas. As matrículas para os alunos novatos serão iniciadas no dia 05 de janeiro e terminam no dia 15. Para o ano letivo de 2015 serão ofertadas 11.290 novas vagas, sendo 10.170 para o ensino fundamental e 1.120 para o ensino infantil (Cmeis).

Segundo a juíza de Direito de Aparecida Stefania Fiúza, a cota social é fundamental para ampliar o acesso a educação às famílias mais carentes. “Sabemos que o acesso aos serviços básicos é um direito de todos, mas como a demanda reprimida ainda é alta, a prioridade é para os mais necessitados”, destacou a juíza.

A proposta aprovada pelo prefeito Maguito Vilela é uma iniciativa de âmbito nacional. Com isso, Aparecida é a cidade pioneira no oferecimento das novas vagas da rede municipal de ensino para os beneficiários do bolsa família. “A cidade sai na frente e vira exemplo para outros municípios brasileiros”, reiterou Maguito.

A proposta será transformada em Projeto de Lei e encaminhada para a Câmara para aprovação ainda neste mês de dezembro, já que as matrículas iniciam no dia 5 de janeiro. No ato da comprovação da matrícula, nas unidades escolares, é preciso que os pais ou responsáveis levem toda documentação que comprove que a família é inscrita no Cadastro Único e beneficiária do bolsa família.

Também participaram da reunião, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Euler de Morais, e o presidente da Câmara de Vereadores de Aparecida, Gustavo Mendanha (PMDB).

FIQUE ATENTO: As matrículas poderão ser feitas pelo Telematrícula – 0800 607 0040, e pelo site www.aparecida.go.gov.br, e clicar no link da matrícula, das 8h às 21h. Os alunos veteranos que não solicitaram transferência terão a matrícula renovada automaticamente entre os dias 08 e 12 de dezembro. O ano letivo de 2015 terá início no dia 19 de janeiro.

No ato da matrícula é necessário ter em mãos os documentos pessoais da criança, como certidão de nascimento ou identidade, além do endereço completo da residência com CEP, telefone e outros contatos para agilizar o atendimento”, alertou o secretário Domingos Pereira.