Blitzen educativas orientam população a prevenir incêndios em Aparecida

Por Daniela Soares

24 de agosto de 2017

Por Daniela Soares

24 de agosto de 2017

Foto: Divulgação Defesa Civil

Ações, coordenadas pela Defesa Civil, são realizadas em parceria com Corpo de Bombeiros e outras instituições e se estenderão até o final do período de estiagem.

Aparecida de Goiânia, 24 de agosto de 2017 – A blitz educativa Não Deixe a Vida se Queimar, promovida pela Superintendência de Defesa Civil de Aparecida, mobilizou moradores, comerciantes e motoristas da Avenida Rio Verde nesta quinta-feira, 24. Esta foi a segunda ação semelhante realizada este mês no município. A primeira ocorreu na Avenida São Paulo, na semana passada. O objetivo é orientar a população sobre como prevenir e combater incêndios durante o período de estiagem. Tanto em áreas verdes, quanto acostamentos de ruas, avenidas, lotes baldios e principalmente às margens e dentro da Serra das Areias, patrimônio natural de Aparecida.

“Esta ação é uma continuidade do trabalho de prevenção a incêndios que estamos realizando desde o semestre passado. Na primeira etapa, fizemos ações de proteção à Serra da Areia e demais unidades de conservação do município, com aceiros, barreiras, cercas e orientações aos moradores dessas regiões. Agora, nessa segunda etapa, o foco é o trabalho educativo com toda a população e o monitoramento dessas áreas ambientais”, explicou o superintendente de Defesa Civil do Município, Juliano Cardoso.

Até o fim do período de estiagem, a previsão é realizar em média uma blitz por semana, totalizando pelo menos 10 ações em diferentes regiões da cidade. Os bairros escolhidos são definidos pela comissão da Defesa Civil, seguindo critérios como locais de maior incidência de focos, densidade, entre outros.

As blitzen são realizadas em parceria com outros órgãos da administração municipal e estadual. Além das equipes da Defesa Civil, participam agentes do Corpo de Bombeiros, Secretaria Executiva de Trânsito (SMTA), Guarda Civil Municipal (GCM), Guarda Mirim, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Infraestrutura, Batalhão Da Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros Civil e Militar, e ONG Anjos Verdes.

“Na ação de hoje, na Avenida Rio Verde, por se tratar de uma região de divisa com a capital, contamos com órgãos da administração municipal de Goiânia, como Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Amma e o esquadrão verde”, enfatizou Juliano Cardoso.

De acordo com o superintendente, o alvo das blitzen inclui motoristas, motociclistas, comerciantes, pedestres, ciclistas e crianças da rede de ensino do município. Em todas as ações, esse público é orientado por meio de panfletos, palestras e ainda demonstrações do Corpo de Bombeiros. “Os bombeiros realizaram, por exemplo, simulações de incêndio às margens da rodovia, demonstrando às pessoas como agir quando tiver a visibilidade comprometida pela fumaça de algum incêndio próximo”, informou Juliano Cardoso.

Outras dúvidas e informações mais específicas, como procedimentos legais necessários para realização de aceiros em áreas privadas, queimadas para pastagens, incineração de lixo em áreas abertas, entre outras ações envolvendo fogo, também são disponibilizadas durante as ações integradas.