Caminhada da Paz pretende unir instituições religiosas em Aparecida

Por Rackel Vieira

7 de novembro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Com o objetivo de promover a cultura de paz e celebrar o verdadeiro sentido do natal, as igrejas católicas e evangélicas do município realizarão no dia 15 de dezembro, a 1ª “Caminhada da Paz”. O evento faz parte da programação “Natal Mundo dos Sonhos”, promovido pela Prefeitura de Aparecida por meio da Superintendência de Turismo e Relações Internacionais. A comissão organizadora, composta por autoridades eclesiásticas, se reuniu na manhã desta quarta-feira, 07, na sala de reuniões do Paço Municipal para definir os detalhes.

De acordo com o organizador do projeto, o superintendente de Turismo Guido Marco Brem, a caminhada será realizada na Avenida Independência, no setor Garavelo, e será aberta ao público. “A população esta convidada a vestir de branco e participar do trajeto e celebrações ecumênicas. Em clima natalino, se fala muito em Papai Noel, árvore de natal e muita iluminação, mas precisamos levar aos corações o verdadeiro sentido do natal, que  representa a memória do nascimento de Jesus Cristo”, explicou.

O vice-prefeito Veter Martins participou da reunião e explicou que a Prefeitura dará o apoio para que o objetivo do evento seja alcançado. “Vamos providenciar toda a estrutura necessária como som, sinalização, segurança e fornecimento de água para os participantes. Aparecida dá um exemplo diferente das outras cidades, e a caminhada confirma isso, que apesar das diferenças são capazes de se unir”, destacou o vice-prefeito.

Segundo o padre da Igreja Católica Romana, Vitor Simão, as igrejas precisam se unir e se mobilizar para alcançar o máximo de pessoas possível. “Temos que atingir o número expressivo de pessoas para que a mensagem seja de fato ouvida. Com o período de crise econômica e um natal consumista, as pessoas precisam de paz, então temos que estimular a participação de todos nesse processo, durante o cotidiano comum de cada um”, pontuou.

Para o pastor da Igreja Evangélica Nova Esperança, José Nélis, a caminhada é muito importante para união de todos. “Queremos unir as diversidades, credo, cor ou religião. Aquelas pessoas que desejar se unir neste dia se sinta convidado, vamos caminhar juntos, de mãos dadas, cada um com sua diversidade e respeitando o próximo e principalmente levando a mensagem de paz”, disse o pastor.