Campanha contra a paralisia infantil começa com o Dia D de mobilização

Foto: Carlos Alexandre

Aparecida de Goiânia, 08 de junho de 2013 – Começou neste sábado (8) em todo o país a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite). Em Aparecida de Goiânia, o dia D de mobilização foi no Cais Garavelo e começou às 9h da manhã. O Secretário da Saúde, Dr. Paulo Rassi e o Prefeito Maguito Vilela estiveram presentes no evento e ajudaram na imunização das crianças.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar no mínimo 95% das crianças menores de cinco anos de idade. O número representa 33,3 mil crianças, do total de 35,1 mil em Aparecida de Goiânia. No ano passado, a SMS bateu a meta e teve uma cobertura vacinal de 106,3%. Em todo o país, a meta do Ministério da Saúde é imunizar 12,2 milhões de crianças.

O objetivo da campanha é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite. Em Aparecida, mais de 50 mil doses da vacina serão oferecidas em 50 postos de vacinação fixos e 81 unidades móveis.

Sesc

Na abertura da campanha, o Sesc Goiás lançou ainda a Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher que, segundo a Coordenadora do projeto, Kleiman Cesar de Santana, vai complementar os serviços de atenção básica à saúde feminina.

“Vamos oferecer o exame de papanicolau, ultrassonografia e mamografia acompanhados de orientações e prevenção”, informou. O projeto itinerante pretende atender mais de 1,9 pessoas por mês em todos os municípios goianos. Esta é a segunda Unidade no Brasil.

Vistoria de obras

O Prefeito Maguito Vilela aproveitou a manhã de sábado para vistoriar obras no município. Após o lançamento da campanha de vacinação ele visitou o Conjunto Madre Germana, onde está sendo feito um campo de futebol à população local e vistoriou também as obras de pavimentação asfáltica do Setor Comendador Walmor e Residencial Pôr do Sol.

As obras fazem parte do programa Asfalto Para Todos que também já está em andamento na Avenida Xavier de Almeida, na divisa do Jardim Ipiranga com o Village Garavelo, que integra o projeto da Alameda da Paz.  Os setores Vila Maria, Cândido de Queiroz, Parque Santa Cecília e Jardim Bonança também recebem o benefício, além de rede de água e esgoto. Estes bairros foram iniciados em 2012, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Banco Andino.