Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
E-mail: prefeitura@aparecida.go.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 – 13h as 17h30
Ações em pontos estratégicos da cidade, de 5 a 12 de fevereiro, visam ampliar a prevenção às IST’s no Carnaval. Nas UBS’, a população tem acesso a testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, além da distribuição de preservativos e materiais educativos
Foto: Arquivo SecomA Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza a Campanha de Carnaval 2026 com foco na prevenção combinada das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), como recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa integra ações de educação em saúde, incentivo ao uso do preservativo, ampliação do acesso à testagem rápida e garantia de tratamento oportuno.
Durante todo o mês de fevereiro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’) do município intensificam a oferta de testes rápidos gratuitos para HIV, sífilis e hepatites B e C, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e materiais educativos. Paralelamente, serão realizadas ações em pontos estratégicos da cidade, ampliando o acesso aos serviços de prevenção durante o período carnavalesco. Entre os dias 5 e 12 de fevereiro, as equipes da SMS realizarão blitz com testagem em pontos como Praça da Juventude, Aparecida Shopping, dentre outros.
O superintendente de Vigilância em Saúde, Iron Pereira, destaca que a expectativa é alcançar cerca de mil pessoas por dia nas ações programadas, totalizando aproximadamente quatro mil testes realizados, além do aumento expressivo da testagem nas UBS’ ao longo dos meses de fevereiro e março. “Trabalhamos para ampliar o diagnóstico precoce, garantir o início oportuno do tratamento e interromper a cadeia de transmissão das IST’s no município”, afirma ele.
Nesse sentido, a diretora de Vigilância Epidemiológica, Rosikelly Silva, informa que o reforço das ações ocorre diante de “um cenário epidemiológico que aponta redução do uso de preservativos, especialmente entre os jovens, e baixa adesão à testagem, mesmo com a oferta gratuita desses serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ”. No Brasil, dados recentes indicam que uma parcela significativa da população sexualmente ativa nunca realizou testes para HIV, sífilis e hepatites virais. Em Aparecida de Goiânia, somente em 2024, foram notificados 281 casos de HIV/aids, evidenciando a necessidade de ampliar estratégias de prevenção e diagnóstico precoce.
“A Campanha aponta que o uso consistente dos preservativos masculino e feminino continua sendo uma das formas mais eficazes de prevenção das ISTs e da gravidez não planejada, além de reforçar a importância da testagem rápida, que permite a detecção do HIV, da sífilis e das hepatites B e C em até 30 minutos, sem necessidade de estrutura laboratorial”, relata a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Janaina de Almeida.
A enfermeira do Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais, Emanuelly Fernandes, enfatiza que todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar os testes regularmente. “No caso das gestantes, a testagem deve ocorrer na primeira consulta do pré-natal, no terceiro trimestre da gestação e no momento do parto, estratégia essencial para a prevenção da transmissão vertical e para a redução de complicações maternas e neonatais”, acrescenta ela.
Além da ampliação do diagnóstico, o município disponibiliza tecnologias de prevenção reconhecidas internacionalmente, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), e intensifica ações voltadas às populações-chave mais vulneráveis à infecção pelo HIV, incluindo trabalhadores do sexo, população privada de liberdade e usuários de álcool e outras substâncias. As ações também buscam enfrentar o estigma e a discriminação associados às IST’s, promovendo cuidado integral, equidade e qualidade de vida.
Confira o cronograma:
Campanha de Carnaval 2026 – Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis
Ações com testagem rápida:
05/02 – das 16h às 22h
Local: Regra AMBEV
06/02 – das 16h às 22h
Local: Feira Garavelo
07/02 – das 8h às 15h
Local: Postão Marajó
10/02 – das 7h30 às 15h30
Local: Aparecida Shopping / Com participação da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito de Aparecida (SMTA)
11/02 – das 7h30 às 15h30
Local: Praça da Juventude (Garavelo) / Com participação da SMTA
11/02 – das 16h às 22h
Local: Aparecida Shopping
12/02 – das 7h30 às 15h30
Local: Vila Brasília / Com participação da SMTA
Durante todo o mês de fevereiro: Testagem rápida e distribuição de insumos preventivos em todas as UBS’ que realizam o serviço.