Campanha de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes começa nesta quinta, 12

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 12 de maio de 2016 – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove a partir do dia 12 de maio, a Campanha Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no município. O Dia D será no dia 18 de maio, data em que também é comemorado o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento do dia 18 contará com distribuição de materiais informativos na Avenida Independência, das 8h às 11h30. A iniciativa da SMS é uma parceria com a Secretaria de Assistência Social.

A programação se inicia no dia 12 e 13 de maio, com entrega de materiais educativos para todas as unidades de saúde do município. O material contém orientações sobre como as unidades podem realizar atividades abordando o tema. Uma sessão de cinema com crianças e adolescentes do grupo de atividades sociais do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CDMCA) será realizada no dia 14 de maio, às 10h30, na Praça CEU das Artes do setor Vera Cruz.

O evento segue com mais duas sessões de cinema, nos dias 16 e 19 de maio. A primeira, com crianças e adolescentes do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) do Centro, também no CEU das Artes do setor Vera Cruz. A segunda com agentes comunitários de saúde do município, no auditório da Universidade Estadual de Goiás, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

No último dia da campanha, 20 de maio, a SMS organiza uma palestra pela manhã com a população da Unidade Básica de Saúde do Retiro do Bosque em parceria com Centro de Referencia em Assistência Social (CRAS) Nova Olinda e Equipe de Estratégia de Saúde Família (ESF) da UBS. Enquanto isso, no auditório da UEG, haverá mais uma sessão de cinema, fechando a campanha, com psicólogos, assistentes sociais da rede de saúde e equipes da Estratégia de Saúde da Família (enfermeiros e técnicos), das 8h às 11h e das 13h âs 16h.

No dia 18 de maio, é celebrado Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. A data foi instituída pela Lei 9.970, de 17 de maio de 2000.

“A exploração sexual é considerada uma violação dos direitos de crianças e adolescentes e se manifesta de diversas maneiras. Ao contrário do que muita gente pensa não está associada apenas à pobreza e à miséria. A exploração sexual atinge todas as classes sociais e está ligada também a aspectos culturais, como as relações desiguais entre homens e mulheres, adultos e crianças, brancos e negros, ricos e pobres”, explica a coordenadora do Programa de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde, Paula dos Santos.

Ainda segundo a coordenadora, no Brasil, a violência sexual é reconhecida como um problema de saúde pública segundo o Ministério da Saúde, o qual indica que menos de 10% dos casos ocorridos no país chegam a ser registrados.  “Dessa forma o Programa de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência Social e o CMDCA elaborou ações para sensibilizar e informar os profissionais e a população geral sobre o tema. Com isso nosso objetivo é que as pessoas denunciem casos de exploração pelo disque 100, que é uma rede nacional de denúncias”, salienta.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: SMS promove Campanha de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que começa nesta quinta, 12

Data: Dia D 18 de maio de 2016, quarta-feira

Horário: 8h às 11h30