Campanha de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis mobiliza aparecidenses

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Enio Medeiros

Aparecida de Goiânia, 23 de fevereiro de 2017 – Na manhã desta quinta-feira (23) pedestres e motoristas que trafegavam pela Avenida Rio Verde, em frente ao Buriti Shopping, puderam receber informações sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de preservativos masculino e feminino e gel lubrificante. A Campanha é uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Aparecida, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde e Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais. O objetivo é conscientizar sobre prevenção na véspera do Carnaval. O tema deste ano é “Se o seu Carnaval “deu onda”, use camisinha”, tendo como foco a população jovem e adulta.

A Campanha de Prevenção às ISTs desta quinta (23) começou às 8h30 e se estendeu até às 16h, em frente ao Buriti Shopping. O evento conta também com a realização de testes rápidos para HIV, Hepatites B e C, feitos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante. Além de orientações sobre formas de prevenção e entrega de materiais educativos.

Nesta sexta-feira (24), ação será no Posto Ipiranga da BR-153, próximo à entrada de Aparecida, no mesmo horário, com blitz educativa, entrega de kits (folders, preservativos masculino, feminino e gel lubrificante) e também realização de testes rápidos para HIV e Hepatites B e C. Durante essa semana foram encaminhados às Unidades de Saúde e Equipes de Saúde da Família materiais educativos e preservativos para a realização de ações pontuais em parceria com a comunidade local. As unidades de saúde do município também estão se mobilizando junto à comunidade.

“Nosso objetivo é divulgar e conscientizar sobre a prevenção, principalmente entre os jovens, nesta época do ano. Nosso objetivo é que todos se divirtam com responsabilidade e segurança”, destacou a coordenadora do Programa ISTs, Aids, Sífilis e Hepatites Virais, Ana Paula Vieira.

A auxiliar administrativa não quis se identificar, mas ressaltou que procura fazer os exames com frequência. “Por mais que usamos camisinha é bom fazer sempre o exame, porque existem outras formas de contaminação que muitas pessoas não sabem. Por isso a campanha é importante no sentido de orientar e alertar as pessoas sobre os riscos e como se prevenir”, salientou.

“O incentivo ao uso do preservativo e ao diagnóstico e tratamento precoces são estratégias que influenciam diretamente na redução de mortalidade por IST, Aids e Hepatites”, destaca também a Coordenadora de Epidemiologia, Luzia Oliveira. Segundo dados da SMS, no ano de 2016, foram notificados 158 casos novos de HIV, 42 de AIDS, 280 casos novos de Hepatites B e C e 329 casos de Sífilis em Aparecida de Goiânia. 

A estratégia utilizada na Campanha de Carnaval e que deverá se estender por todo ano, segundo o SMS, será a “Prevenção Combinada”, incentivando o uso do preservativo e o diagnóstico e tratamento precoces. “É de grande importância que a população saiba as formas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e hepatites e participem da Campanha, realizando os testes, e ainda se informe dos locais que disponibilizam os testes durante todo o ano”, acrescentou Luzia Oliveira.

Para a execução da Campanha de Carnaval estão sendo distribuídos 8 mil folders educativos, 50.400 unidades de preservativo masculino, 20 mil unidades de gel lubrificante e 5 mil preservativos feminino.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)