Abertura foi realizada na manhã deste sábado durante o Mutirão da Prefeitura no Setor Colina Azul. A meta é a de vacinar 60 mil crianças e adolescentes de até 15 anos na cidade
Para prevenir doenças e atualizar o calendário vacinal de crianças e adolescentes com até 15 anos de idade, foi aberta, às 9h de hoje, 30 de setembro, a Campanha de Multivacinação em Goiás – 2023. O lançamento foi realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Colina Azul e a mobilização nacional se estenderá até 14 de outubro ofertando 18 imunizantes. A Campanha ainda terá um Dia D no próximo 7 de outubro.
A abertura oficial foi organizada pela Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) em parceria com a coordenação estadual de Imunização e o Serviço Social da Indústria (SESI). A mobilização foi aberta pelo prefeito Vilmar Mariano, pela primeira-dama Sulnara Santana e pelo secretário municipal de Saúde Alessandro Magalhães.
O governador Ronaldo Caiado e o secretário estadual de Saúde, Sérgio Vencio, foram representados pelo subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde Luciano Carvalho. Também estavam presentes a superintendente estadual de Vigilância em Saúde Flúvia Amorim, o deputado federal Adriano do Baldy e os vereadores Isaac Martins e Amendoim.
Vacinas salvam vidas
O prefeito Vilmar Mariano destacou que “vacinas salvam vidas e fazemos uma campanha incisiva para que todas as pessoas sejam vacinadas. Aqui estamos em mais uma parceria com o governo estadual, o governador é nosso parceiro não só na vacinação, mas em todas as frentes. O Brasil está com cobertura vacinal muito baixa e temos que reverter isso. Já sabemos que as vacinas são essenciais e queremos evitar que as pessoas fiquem doentes.”
Já o deputado federal Adriano do Baldy parabenizou a iniciativa e afirmou: “Estou aqui como pai e faço um apelo a todos os pais e responsáveis para que levem os filhos para vacinar. Vamos proteger a vida dos nossos adolescentes e crianças. Já foi comprovado cientificamente, há muitas décadas, que as vacinas salvam mesmo.”
O secretário de Saúde Alessandro Magalhães destacou que Aparecida está com cobertura vacinal de cerca de 52% e que a meta é atingir acima de 90%. “Convocamos todos os pais e responsáveis a levar as crianças e adolescentes para tomar as vacinas e atualizar o cartão de vacinação. Compareçam a um dos locais disponíveis e não deixem os filhos correrem riscos com doenças que podem ser evitadas através das vacinas. Venham logo que acolheremos a todos nesses dias de trabalhos concentrados”, frisou ele.
Risco de reintrodução de doenças
A superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, afirmou que é preciso mudar essa realidade de cobertura vacinal baixa. “Esse baixo índice significa risco para as nossas crianças a adolescentes, sobretudo para doenças muito graves como a paralisia infantil. O Brasil foi reclassificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como de altíssimo risco para reintrodução dessa doença no território nacional. Não é aceitável um País que sempre foi modelo internacional em campanhas de vacinação estar nessa situação”, reforçou Flúvia.
Nesse sentido, a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, contou que “já estávamos com baixas coberturas vacinais antes da pandemia, e depois agravou-se ainda mais a situação. Então convocamos a todos os pais e responsáveis para que se preocupem com o retorno de doenças que já estavam controladas. Esse é um momento de preocupação e cuidado com nossas crianças e adolescentes. Tragam o cartão de vacina e documentos pessoais para que as equipes possam avaliar e saber quais vacinas são necessárias para cada pessoa nesse momento.”
Prevenir é melhor
O Vereador Isaac ressaltou a importância da Campanha: “A vacinação traz uma série de benefícios, protege contra enfermidades e evita que as pessoas possam ter problemas de saúde que se arrastarão ao longo da vida inteira delas.”
Maria Sueli, moradora do Setor Comendador Walmor, levou o filho Davi, 4 anos, para ser vacinado e garantiu: “Estou sempre em dia com as vacinas dele, isso é fundamental. Nós, pais, mães e responsáveis, temos que manter o cartão de vacinas dos nossos filhos atualizado. A vacinação é segura e o Davi nunca teve nenhum problema por causa dela.”
Acalmando a filha Kimberlly, 5 anos, que estava nervosa com a vacinação, o tatuador Paulo César foi categórico: “Sempre procuro estar atento à caderneta de vacinas dela, que está completa. Acredito na proteção vacinal e as crianças têm que estar seguras. Todo mundo tem que trazer elas e os adolescentes de até 15 anos para vacinar. Minha filha não gosta, já fez bico, cara feia, mas é rápido. Ela é forte e está acostumada. “
Postos abertos neste sábado
Neste sábado, 30, são 17 postos de vacinação espalhados pela cidade, abertos das 8h às 17h. Confira:
Além dos 17 postos abertos neste sábado, em Aparecida, as 38 salas de vacinação da cidade funcionarão de segunda a sexta-feira, ofertando todos os imunizantes da campanha. Nesses dias, nas UBS’s o horário de funcionamento será das 7h30 às 16h30. Já na Maternidade Marlene Teixeira será das 8h às 18h e na Central de Imunização das 7h30 às 18h.
Zé Gotinha
O lançamento da Multivacinação contou também com a presença festiva do Zé Gotinha, símbolo nacional da vacinação, que foi até aplaudido pelas pessoas. O evento ainda contou com opções de lazer para as crianças, tais como personagens lúdicos, algodão doce e pipoca, por meio da parceria com o Sesi Goiás.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)