O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Bem Me Quer, no Residencial Anhembi, realizou neste domingo, 22, um passeio ciclístico em alusão aos cuidados com a saúde mental. Foram 5km de percurso, com apoio dos agentes de trânsito de Aparecida (SMTA).
O passeio reuniu mais de 50 pessoas em alusão a campanha Janeiro Branco, dedicada à construção de uma cultura da Saúde Mental. A mobilização contou com a participação de profissionais de saúde, usuários atendidos no CAPS e população geral.
A coordenadora de Saúde Mental de Aparecida, Carolina Sartori, ressaltou que a mobilização reforça as ações de saúde e ajuda humanitária no município. “Nossa atenção à prevenção é ainda mais importante depois da pandemia, com muitos fatores de risco para depressão e outros transtornos. Portanto, temos que orientar a nossa população sobre os cuidados com a saúde mental”, afirmou.
O coordenador do CAPS Bem Me Quer, Dariel Machado, que é enfermeiro, afirma que a atividade física é uma das formas de fortalecer o autocuidado. “Praticar exercícios físicos é muito importante para saúde física e emocional. E esse passeio ciclístico no dia de hoje é uma forma incentivar a prática de esportes e de reforçar o nosso compromisso de lutar pelo bem-estar das pessoas”, destacou.
O “Estamos promovendo esse pedal por uma boa causa, que é a prevenção ao suicídio. Todos nós devemos atuar na conscientização e na valorização da vida, e como a atividade física é importante para a saúde mental, esse passeio ciclístico é para chamar a atenção da comunidade para os cuidados com a saúde mental”, afirmou.
Ansiedade, desânimo, alteração no humor, problemas de sono, preocupação excessiva, irritabilidade, estresse, nervosismo, transtorno de ansiedade social podem acometer pessoas com saúde mental fragilizada. Sintomas e outras doenças estão no radar do Janeiro Branco.
O secretário de Ação Integrada, Avelino Marinho, participou do passeio ciclístico e destacou a importância do passeio ciclístico dentro da campanha Janeiro Branco. “Todos nós devemos atuar na conscientização e na valorização da vida. E como a atividade física é importante para a saúde mental, esse passeio é mais uma forma de para chamar a atenção da comunidade para os cuidados com a saúde mental e física”.
CAPS
Aparecida de Goiânia possui quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), sendo que três deles funcionam 24 horas, todos os dias da semana, com portas-abertas para acolher a todos que procuram os locais.
O Caps Bem-Me-Quer, no Residencial Anhembi, atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e realiza acompanhamento familiar. O local proporciona serviços de atenção contínua para pessoas com mais de 18 anos de idade.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)