Casa do Empreendedor já presta atendimento na Cidade Livre

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 09 de dezembro de 2014 – A comunidade empresarial de Aparecida de Goiânia conta a partir de hoje com a Casa do Empreendedor, inaugurada hoje, 09, na Cidade Livre. A unidade foi implantada em parceria pelas secretarias de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia; Trabalho; Regulação Urbana e Saúde com o objetivo de desburocratizar a criação e formalização de micro e pequenas empresas e mehorar o acesso à informação.

“A Casa do Empreendedor é um marco e um dos instrumentos que nos permitirá ter um setor empresarial e industrial avançado. Essa é a vocação da cidade, que já tem uma logística fantástica e que atrai cada dia mais empresários do Brasil e do mundo. Portanto, temos que continuar criando condições para que esse setor continue se desenvolvendo”, avaliou o prefeito Maguito Vilela.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Marcos Alberto Luiz Campos, a Casa do Empreendedor propiciará especialmente a formalização de empreendedores informais que hoje não contam com nenhum suporte. “Essas pessoas muitas vezes chegam a uma idade avançada sem a segurança de uma previdência, por exemplo. Se regularizando, eles terão acesso a uma série de benefícios que atualmente não tem”, frisou o secretário.

O suporte dedicado aos micro e pequenos empresários, formais e informais, é extremamente importante para o faturamento econômico da cidade, já que cerca de 60% dele vem justamente desses negócios e do empreendedor individual. “Hoje temos em Aparecida cerca de 21 mil CNPJs registrados, ou seja, são 21 mil empresas regularizadas gerando renda e empregos. Em 2008, quando o prefeito Maguito Vilela assumiu, eram apenas 6,5 mil”, informou o secretário, frisando a necessidade de dar condições para que essas pessoas se estabeleçam e cresçam.

Comitê e portal complementam rede de suporte a empresários

Além da inauguração da Casa do Empreendedor, o prefeito Maguito Vilela e o secretário Marcos Alberto Luiz Campos deram posse aos 40 membros do Comitê Gestor de Micro e Pequena Empresa. O superintendente de Micro e Pequena Empresa do município, Júlio Lemos, também apresentou o portal do empreendedor – cde.aparecida.go.gov.br – que funciona atualmente em caráter de teste. Tanto o site quanto o comitê são instrumentos previstos na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e foram regulamentados pelo prefeito Maguito Vilela por meio da Lei Complementar nº26/2010.

“Assim como a RedeSim e outros meios de assistência que nós já criamos em Aparecida, esses novos canais formam uma rede de apoio aos empresários e pessoas que querem iniciar seu pequeno negócio. Por meio deles, serão prestadas informações essenciais sobre cursos, contatos, parceiros, linhas de crédito, regularização, incentivos fiscais, inovação tecnológica, serviços do Sebrae e educação empreendedora, entre outros assuntos”, explicou Júlio Lemos. O portal foi elaborado pela equipe da Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI) da administração municipal.

As medidas implementadas pela prefeitura também garantem a simplificação e uniformização dos requisitos de segurança sanitária, metrologia e controle ambiental e prevenção contra incêndios para os fins de registro e legalização de empresários e pessoas jurídicas, inclusive com definição das atividades consideradas de alto risco. “Todos esses serviços se concentraram num único lugar agora, que é a casa do empreendedor. Para isso, foi necessário o envolvimento direto e indireto de praticamente todas as secretarias”, ressaltou Júlio Lemos.

Segundo ele, o próximo passo será a adesão da Caixa Econômica Federal (CEF). “Já acionamos a Caixa e ela estuda agora uma forma de manter um posto de atendimento aqui. Dessa forma, o empreendedor poderá resolver tudo aqui, ou seja, a gente gera os boletos e eles pagam, tudo no mesmo local”, reiterou.

PRESENÇAS: Participaram da solenidade de entrega da Casa do Empreendedor todos os secretários municipais de Aparecida; o presidente do Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa da Fieg, Leopoldo Moreira; o vereador Eder Soares de Almeida, o Eder do Eskinão (PHS), que falou em nome da Câmara Municipal de Vereadores e dos empresários da Cidade Livre e região; empresários locais; líderes comunitários e representantes do Sebrae, Corpo de Bombeiros, Aciag, Acirg, IFG, Conselho Regional de Contabilidade (CRC), além de servidores de toda a administração municipal.

Entenda os novos serviços:

A Casa do Empreendedor é um espaço destinado aos microempresários do município e tem como objetivo orientá-los sobre impostos, alvarás, financiamentos de créditos, capacitação e outras necessidades relacionadas a abertura do próprio negócio. A intenção do município é facilitar a vida do pequeno empresário para que tenha condições de concorrer com outros negócios do ramo, além de reduzir prazos, documentação e taxas para a emissão de alvarás, licenças e outros processos. A Casa do Empreendedor está localizada na Avenida Independência, Qd. 3, Lt. 3, Cidade Livre, ao lado do Sine.

Já o Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa foi formado para ajudar a gerir a casa  e é composto por representantes de todas as secretarias do município; do Instituto Federal de Goiás (IFG); de associações como a Aciag, Acirg (do Garavelo) e AGPE; do SEBRAE, Câmara Municipal de Vereadores e do Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

No local, o atendimento será garantido por servidores do departamento de microcrédito da Secretaria de Indústria e Comércio; da Secretaria de Regulação Urbana; do Sine, que é vinculado à Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda; da Secretaria de Meio Ambiente, e da Vigilância Sanitária (SMS), além de um consultor do Sebrae que atenderá os micro e pequenos empresários pelo menos uma vez por semana.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)