Cemitérios de Aparecida estão preparados para receber visitantes no Dia de Finados

Por Klau Bueno

30 de outubro de 2018

Por Klau Bueno

30 de outubro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Prefeito Gustavo Mendanha visitou Cemitérios Central e Boa Esperança na tarde desta terça-feira, 30

Para garantir que tudo estará tranquilo na próxima sexta-feria, 2, Dia de Finados, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, visitou hoje, 30, os Cemitérios Boa Esperança, no Setor Buenos Aires e Central. O gestor vistoriou as obras que estão sendo realizadas nos dois espaços públicos há alguns dias e devem receber no próximo feriado 50 mil visitantes que vão a túmulos de entes queridos para rezar, acender velas, enfeitar jazigos e prestar homenagens aos que faleceram.

Acompanhado dos secretários Tatá Teixeira – Articulação Política – e Jório Rios – Planejamento e Regulação Urbana -, Gustavo Mendanha visitou túmulos de pioneiros de Aparecida, como o de Abrão Lourenço de Carvalho, enterrado no Cemitério Central em 1941 e do ex-prefeito Norberto Teixeira, que morreu em 2011 e está no jazigo da Família Teixeira no Boa Esperança.

Segundo o prefeito, os aparecidenses e visitantes terão tranquilidade no Dia de Finados. “Esse é um momento onde as pessoas tendem a vir homenagear seus entes queridos e nosso trabalho é cuidar desse espaço para que as pessoas se sintam bem, num espaço onde tenham conforto por isso reformados os Cemitérios Central e o Boa Esperança. Foi um trabalho muito bem feito e as pessoas podem vir poque os cemitérios estarão com um ambiente harmonioso e de paz no Dia de Finados”, disse.

Ao visitar o Cemitério Central o prefeito encontrou o senhor João Pereira da Silva, que estava no local para cuidar dos túmulos de familiares. “A Sônia (servidora do Cemitério) e o prefeito cuidam daqui arrumando tudo direitinho então temos que fazer a nossa parte também”, justificou o aposentado.

Ações para o Dia de Finados

A manutenção aos cemitérios, que é constante, é intensificada dias antes do dia 2 de novembro. A Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana de Aparecida, responsável pela manutenção dos cemitérios, está fazendo toda a limpeza, roçagem, pintura e urbanização. Além disso foram construídas calçadas e passarelas que darão mais conforto aos visitantes e vão permitir que cadeirantes tenham acesso aos túmulos.

No Cemitério Boa Esperança uma praça foi construída com bancos e área de convivência para que as pessoas tenham mais conforto quando forem visitar seus entes queridos. “Os cemitérios estavam precisando de um zelo, de uma reestruturada, e isso foi feito. A praça, por exemplo, é um lugar de convivência. Quem chega nos cemitérios de Aparecida hoje sente que o ambiente foi bem cuidado”, afirma.

Ações religiosas também foram pensadas e missas serão celebradas nos dois cemitérios de Aparecida. No centro, a primeira acontecerá às 8 horas da manhã na entrada com a presença de autoridades do município. Outras duas celebrações acontecerão às 10 e às 16 horas na capela do ambiente. Quem for ao Cemitério Boa Esperança também vai participar de missas nos mesmos horários. Um diferencial desse ano será a apresentação de músicas ao vivo por recital.

Deslocamento – Para facilitar o tráfego dos visitantes, a linha de ônibus 103 vai funcionar em caráter especial apenas no dia 2, das 7 às 18h, levando pessoas do Terminal Araguaia até o maior cemitério público da cidade, o Boa Esperança, a cada hora. As viagens são feitas todos os anos graças a uma parceria da prefeitura de Aparecida e da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC).

Saúde – Equipes da Saúde de Aparecida também estarão à disposição para realizar aferição de pressão e testes de glicemia nos visitantes. E ambulâncias vão garantir que os presentes tenham atendimento rápido caso seja necessário. Outros servidores da administração vão colaborar dando informações e recebendo os visitantes.